14/06/2022

Vôlei Renata e Sesi Campinas assinam convênio de formação esportiva

Foto por: Divulgação

-

 

Fonte: Lucas Simionato/ESM

Campinas, SP – O vôlei virou tradição em Campinas e se depender do Vôlei Renata e do Sesi Campinas vai continuar por muito mais tempo. Isto porque as duas entidades assinaram um convênio de cooperação técnica para oferecer aulas gratuitas da modalidade nas duas Unidades do Sesi de Campinas: Amoreiras e Santos Dumont, a partir de agosto de 2022. A parceria, que tem como objetivo promover formação e cultura esportiva, atenderá a 160 crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 a 17 anos, inicialmente.

Alunos do Sesi, filhos de beneficiários da indústria e comunidade em geral poderão se inscrever para as aulas em julho, nas secretarias das duas unidades do Sesi.  No final de junho será divulgado o período de inscrições no site campinasamoreiras.sesisp.org.br

“Esta é uma parceria que oportunizará aos jovens de 09 a 17 anos o acesso ao Esporte no município de Campinas. A proposta é oferecer a prática das modalidades esportivas, incentivando a cultura e os valores do esporte com ações cotidianas, promovendo a paz, a igualdade, o respeito, a solidariedade, o companheirismo, a superação, o espírito esportivo, dentre outros valores esportivos”, declara o Diretor de Centro de Atividades do Sesi Campinas, André Luis Vigneron.

"É uma parceria que tem tudo para dar certo. O Sesi Campinas é uma entidade tradicional, com quase 50 anos, e, como nosso projeto, acredita no esporte como ferramenta de transformação social. Estamos muito orgulhosos pelo convite e pela parceria, que vai levar, não apenas o vôlei, mas também todos os benefícios da prática esportiva para jovens de Campinas através da metodologia Sesi, que forma atletas em alto nível em diversas modalidades, com a nossa expertise no trabalho de formação e no cenário nacional do vôlei", comenta o bicampeão olímpico e embaixador do Vôlei Renata, Maurício Lima

Estiveram na reunião para assinatura do contrato de oficialização da parceria, na última quinta-feira (09), o Diretor de Centro de Atividades do Sesi Campinas, André Luis Vigneron, o Presidente do Vôlei Renata, Guilherme Muller Silva, o embaixador do Vôlei Renata e bicampeão olímpico, Maurício Lima, as Coordenadoras de Qualidade de Vida do Sesi Campinas, Sheila Rodrigues e Franceline Nunes Manca dos Santos.

Dois atletas das categorias de base do Vôlei Renata iniciaram a prática esportiva nas unidades do Sesi de Campinas. Os líberos Félix, do sub-21, e Kauan, do sub-19, passaram pela instituição antes de chegarem ao Clube Fonte São Paulo e, posteriormente, ao time campineiro, onde estão há mais de cinco anos.

O trabalho de formação é um dos pilares do projeto do Vôlei Renata. Desde 2010, o time campineiro já teve 250 jogadores passando por suas categorias, sendo que pouco mais de 50 se tornaram profissionais. Muitos dos jovens que hoje estão em outros times da Superliga e fora do Brasil começaram no Ginásio do Taquaral, caso do oposto Dani, um dos principais jogadores da França, dos ponteiros Renan (Apan Blumenau) e João Rafael (Tours-França), entre outros.  Os meninos recebem acompanhamento escolar, médico, fisioterápico, nutricional, odontológico, plano de saúde, auxílio-transporte e moradia.

Paralelo ao trabalho de formação, o Vôlei Renata promove o esporte como prática de desenvolvimento social através da parceria com o Instituto Compartilhar, presidido pelo técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho. São três núcleos em Campinas e outros três em Itu, com quase 450 crianças aprendendo vôlei no contraturno do ensino municipal. O projeto é voltado ao ensino dos valores ligados ao esporte.

PROGRAMA ATLETA DO FUTURO - O programa Atleta do Futuro, com 30 anos de história, promove formação e cultura esportiva. Tudo oferecido gratuitamente para crianças e jovens de 06 a 17 anos. A proposta é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo Sesi-SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes. Ao promover formação esportiva, o Sesi-SP permite que os alunos e alunas aprendam diferentes modalidades esportivas, com conteúdo e estratégias adequadas para cada faixa etária. Ao difundir a cultura esportiva, a instituição permite que o aluno desenvolva uma relação na qual o esporte faça parte de sua vida, seja como praticante, espectador ou profissional. Fotos: Divulgação Vôlei Renata