23/09/2021

Paulista Feminino de Vôlei fecha primeira fase com duelo de grandes

Foto por: João Pires/Jump

Osasco São Cristóvão Saúde e Sesi Vôlei Bauru, atuais campeão e vice do Paulista, jogam pelo primeiro lugar da fase, com SporTV2

São Paulo (SP) – A fase classificatória do Campeonato Paulista Feminino termina nesta semana. Com as vagas diretas nas semifinais já asseguradas, o Sesi Vôlei Bauru e o Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentarão na rodada final para definir quem terminará em primeiro e levará a vantagem de  decidir em casa a presença na decisão do principal torneio regional do país. A partida acontecerá a partir das 21h30, no Ginásio Municipal Professor José Liberatti, em Osasco, com transmissão ao vivo pelo Canal SporTV 2.

A programação de encerramento da primeira fase definirá também os cruzamentos de quartas de final para as demais equipes. A rodada, que começou na quinta (23) com o jogo entre AGEE-Atacadão São Carlos x EC Pinheiros, em São Carlos, ainda terá nesta sexta Energis 8 São Caetano x Barueri Volleyball Club, a partir das 19h, no Ginásio Mauro Gomes, em São Caetano do Sul.

As duas equipes chegam iguais para este confronto. Ambas venceram todos os jogos e somam 12 pontos, mas o time de Bauru vem como líder do torneio em razão do critério de desempate, com melhor ponto average ( 1,3 conta 1,19 do adversário). Isso só faz prever mais um grande duelo entre duas forças do vôlei paulista e nacional.

O Sesi terá importantes reforços para o clássico, como a líbero Nyeme e a central Mayany, que estava servindo a seleção no Sul-Americano, além do técnico Rubinho, que volta ao comando do grupo após um período de trabalho com a seleção da França. Rubinho destaca a importância do resultado positivo. “. Trata-se de um jogo bastante especial e ter a vantagem é algo muito significativo, principalmente pelo fato dos playoffs serem jogados em séries melhor de três partidas”, diz.

Já o técnico de Osasco, Luizomar de Moura, aponta a motivação da equipe. “Estamos em um processo de construção de um novo grupo, que tem tido um comportamento exemplar dentro e fora de quadra, muito unido e motivado. Ainda não conseguimos entrar em quadra com o time completo neste início de temporada e enfrentar um adversário forte como Bauru é sempre um desafio”, afirma.

As duas campanhas mais positivas da primeira fase passarão direto para as semifinais, enquanto as outras quatro disputarão as quartas de final, em dois novos grupos: Grupo B, com o confronto do 3º e 6º, e Grupo C, com a disputa entre o 4º o 5º.

Nas semifinais, os classificados de quartas de final encontrarão os melhores da primeira fase, formando outras duas novas chaves: Grupo D, 1º de A X 1º de C, e Grupo E, 2º de A X 1º de B, e os vencedores decidirão o título desta temporada. Um novidade em relação às edições anteriores será o retorno ao playoff melhor de três jogos a partir das quartas, acabando com o Golden Set.

A classificação do Paulista feminino está assim:

1) Sesi Vôlei Bauru, 12 pontos (1,3 no ponto average)

2) Osasco São Cristóvão Saúde, 12 (1,19)

3) EC Pinheiros, 54) Barueri Volleyball Club, 3 (0,56 no ponto average)

5) Energis 8 São Caetano, 3 (0,87)

6) AGEE-Atacadão São Carlos, 1

O Campeonato Paulista Adulto de Voleibol, Divisão Especial, tem organização e promoção da Federação Paulista de Volleyball.