FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Mundial: Grand Slam dos EUA tem estreia de times do Brasil e reta final de corrida olímpica

18/08/2015

Guto/Saymon e Luciano/Márcio Araújo disputam primeira etapa internacional dos times; Após parada na Califórnia, restarão dois torneios para a definição das vagas


 

 

 


 

 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - Após a estreia do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia no último domingo, em Brasília (DF), 12 duplas do país já mudam o foco para o Circuito Mundial 2015. De terça-feira (18.08) a domingo (23.08) acontece o Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos, com muitas atrações aos fãs brasileiros. Além da estreia de dois times em etapas internacionais e uma marca histórica para Ricardo/Emanuel, a etapa representa a reta final da corrida olímpica.

 

O Grand Slam realizado na cidade da Califórnia é o sétimo de nove eventos que contam pontos para o ranking que define uma vaga em cada naipe aos Jogos de 2016. O Grand Slam da Polônia, ainda em agosto, e o Rio Open, em setembro, são os torneios restantes da corrida olímpica brasileira. Por isso, um bom desempenho nos EUA é considerado fundamental pelas duplas em busca da desejada vaga.

 

O Brasil será representado por 12 duplas, seis em cada naipe. No torneio feminino, que começa na próxima quarta-feira (19.08), entram direto na fase de grupos Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Larissa/Talita (PA/AL) e Lili/Carolina Horta (ES/CE), que receberam um convite (wild card) da organização. Além delas, disputam o qualificatório, já nesta terça-feira (18.08), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) e Maria Clara/Carol (RJ).

 

No naipe masculino, outras seis duplas buscam medalhas ao país. Classificados direto à fase de grupos, pela pontuação no ranking de entradas, estão Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Pedro Solberg/Evandro (RJ) e Ricardo/Emanuel (BA/PR), começando na próxima quarta-feira (19.08). Já no qualificatório, duas duplas fazem estreia em etapas internacionais: Guto/Saymon (RJ/MS) e Luciano/Márcio Araújo (ES/CE). Além deles, Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB) também busca a vaga na etapa principal do torneio.

 

Embalados pelo título da etapa de abertura do Circuito Brasileiro, o primeiro da carreira de ambos, Guto e Saymon querem levar o bom momento também para fora do Brasil.

 

"Praticamente não deu tempo de comemorar (o título) e a ficha só deve cair mais tarde. Estamos muito motivados, queremos fazer um bom trabalho a cada etapa que disputarmos. É importante aproveitar da melhor maneira, somarmos pontos. Nosso objetivo está nos Jogos Olímpicos de 2020 e vamos buscar degrau por degrau. Queremos impor nosso ritmo como fizemos em Brasília", declarou o carioca Guto.

 

Marca histórica

 

O torneio também será especial para os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel (BA/PR). A dupla chega ao 100º torneio internacional, incluindo Jogos Olímpicos, Jogos Pan-Americanos e outros torneios. A dupla se uniu pela primeira vez no final de 2002 e atuou lado a lado até 2009, tendo se reunido em julho da temporada passada. Os noruegueses Vegard Hoidalen e Jorre Kjemperud lideram com 135 torneios juntos.

 

Além do ouro olímpico, eles possuem um título do Campeonato Mundial e outros cinco do Circuito Mundial. A primeira partida da dupla pela fase de grupos, na quarta-feira (19.08), será também o 600º jogo internacional do time, comandado pela técnica Letícia Pessoa. Eles possuem uma marca impressionante de 482 vitórias e 117 derrotas, com 80,5% de aproveitamento.

 

Brasil nos EUA

 

Long Beach é o segundo de três torneios da temporada 2015 do Circuito Mundial disputado nos Estados Unidos. Além do Grand Slam de São Petersburgo, disputado em junho, o país também receberá o Word Tour Finals, em Fort Lauderdale, no final de setembro. Até hoje, 12 etapas do Circuito Mundial (nos dois naipes) foram disputadas nos Estados Unidos. O Brasil soma 19 medalhas no feminino e 11 entre os homens.

 

Long Beach receberá uma etapa do tour mundial pelo terceiro ano consecutivo, todos disputados na Praia de Alamitos. Outras nove cidades já sediaram eventos nos Estados Unidos. O município fica no condado de Los Angeles, no sul da Califórnia, na costa do Pacífico. A população de Long Beach é de cerca de 475 mil pessoas.

 

Os times vencedores da etapa de Long Beach nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Após a etapa, o tour segue para o Grand Slam da Polônia, de 25 a 30 de agosto.

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI