FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Mundial: Alison e Bruno Schmidt vencem poloneses e avançam às quartas de final em Yokohama

24/07/2015

Atuais campeões mundiais mantém Brasil na competição que está sendo disputada no Japão


 

 


 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - Uma grande virada colocou o Brasil nas quartas de final do torneio masculino do Grand Slam de Yokohama, no Japão. Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) superaram a dupla polonesa formada por Grzegorz Fijalek e Mariusz Prudel e avançaram no torneio em busca de medalhas. Evandro/Pedro Solberg (RJ) e Ricardo/Emanuel (BA/PR) não tiveram a mesma sorte dos compatriotas e disseram adeus nas oitavas de final e repescagem, respectivamente.

 

Nas quartas de final, Alison e Bruno Schmidt encaram os norte-americanos Jake Gibb/Casey Patterson. Em três confrontos entre os dois times, os brasileiros não perderam nenhuma vez. A última vitória foi justamente no Campeonato Mundial 2015, nas quartas de final da competição. A partida que pode dar vaga à semifinal ocorre às 00h35 deste sábado (25.07).

 

Com nuvens encobrindo o sol, Alison e Bruno Schmidt entraram para a partida decisiva na quadra central com o tempo mais ameno. Cometendo erros não forçados, a dupla deu chance para que os poloneses crescessem na partida e saíssem na frente na disputa por uma vaga nas quartas de final.

 

Os gritos das "garotas de Tóquio", cheerleaders que apareceram pela primeira vez no evento, animou os brasileiros, que conseguiram a virada em uma hora e dois minutos de jogo. Com parciais de 21/23, 21/16 e 15/8 eles fecharam o confronto das oitavas de final em um erro de saque de Grzegorz Fijalek e despacharam a dupla que aparecia como pedra no sapato dos brasileiros.

 

"Achei alguns pontos equivocados da arbitragem durante a partida, mas o mais importante foi recuperar o foco, conseguir abrir uma boa vantagem e ter tranquilidade para fechar a partida", disse Bruno Schmidt após a vitória.

 

Os poloneses, que já haviam vencido um set de Evandro/Pedro Solberg (RJ) no último jogo do grupo B na última quinta-feira (23.07), foram os algozes de Ricardo/Emanuel (BA/PR) na partida válida pela repescagem, superando os brasileiros em 2 sets a 0 (21/11 e 21/19), em jogo disputado na manhã desta sexta-feira, debaixo de sol forte, em 40 minutos.

 

"Nosso jogo não encaixou no Japão. Não conseguimos forçar o saque e isso fez toda a diferença. Vamos descartar este torneio na pontuação da Corrida Olímpica para o Rio 2016, voltar para o Brasil, descansar e se preparar para melhorar nossa performance nas três etapas que restam do Circuito Mundial em 2015", comentou Emanuel, ao dizer adeus ao torneio no Japão.

 

No outro jogo que envolvia uma dupla de brasileiros, Evandro/Pedro Solberg (RJ) foram dominados pelos turcos Volkan Gogtepe e Murat Giginoglu, que são comandados pelo brasileiro Carlos Loss, o ŒAlemão‚, e venceram a partida da quadra 2 com um duplo 21 a 17, em 39 minutos de duração.

 

"Nem sempre as coisas acontecem como queremos e esperamos. Fizemos um jogo disputado contra os turcos, que tiveram sorte e mérito para conseguir a classificação. Agora teremos um bom tempo para estudar e corrigir nosso erros para chegar bem etapa que será disputada nos Estados Unidos", disse o carioca Evandro, que contabilizou sua terceira derrota na temporada para a dupla.

 

Yokohama é a sexta etapa que conta pontos para a corrida olímpica brasileira, ranking que classificará uma dupla em cada naipe aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

 

O Japão já sediou 21 eventos do Circuito Mundial, sete exclusivamente para o naipe masculino e outros 14 apenas disputados entre as mulheres. No feminino, o Brasil domina com 21 medalhas, sendo 11 de ouro, seis de prata e quatro de bronze. Já nas sete etapas do masculino o Brasil levou sete medalhas, uma a menos que os EUA, mas com mais ouros: quatro contra três. São ainda três pratas para o país.

 

Os times vencedores da etapa de Yokohama nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dos gêneros. Após a etapa japonesa, o tour sofre uma pausa e volta com o Grand Slam de Long Beach, nos EUA, de 18 a 23 de agosto.

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI