FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Mundial: Brasil começa com cinco vitórias em seis jogos no torneio masculino, na Suíça

10/07/2015

Alison/Bruno Schmidt e Ricardo/Emanuel estão invictos, enquanto Evandro/Pedro Solberg venceu um jogo e sofreu uma derrota

 


 

 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - O início do torneio masculino do Major Series de Gstaad foi promissor para os representantes do Brasil. Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) venceram seus dois jogos disputados nesta quinta-feira (09.07), e com o primeiro lugar grupo C já garantiram vaga às oitavas de final da competição na Suíça. Ricardo e Emanuel (BA/PR) também acumularam dois resultados positivos e disputam a primeira colocação do grupo F nesta sexta-feira, às 6h (de Brasília), contra os espanhóis Herrera e Gavira.

 

Pedro Solberg e Evandro (RJ) venceram um jogo, mas foram surpreendidos em outro pelo grupo B, e lutam por vaga na repescagem também nesta sexta-feira, às 7h (de Brasília) diante de Alexander Walkenhorst e Stefan Windscheif, da Alemanha. Já os campeões mundiais Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) apenas cumprem tabela e encerram a fase de grupos contra os poloneses Grzegorz Fijalek e Marius Prudel, às 10h.

 

Sob o vento gelado dos Alpes suíços, os primeiros a entrar em quadra na manhã desta quinta-feira foram Alison e Bruno Schmidt, que enfrentaram Iver Andreas Horrem e Geir Eithun, da Noruega. E desde os primeiros minutos os campeões mundiais tiveram o controle do jogo, pela estreia do grupo C.

 

Com confiança e explorando bem os contra-ataques, os brasileiros fecharam a primeira etapa em 21/18. O segundo set foi amplamente favorável à parceria, que teve Alison levantando bolas na medida e Bruno Schmidt mostrando porque foi eleito o melhor atacante do Mundial, fechando a última parcial em 21/15.

 

Mais tarde, o adversário em quadra mudaria, mas a entrega e a qualidade de jogo seriam as mesmas. Diante dos poloneses Bartosz Losiak e Piotr Kantor mais uma vitória por 2 sets a 0 (21/19 e 21/15), contra um time que frequentemente consegue bons resultados.

 

"As pessoas realmente querem ganhar do time campeão do mundo, querem tirar uma casquinha (risos). Os jogos de hoje foram um pouco complicados, depois da conquista do Mundial, mas entramos bem concentrados. O importante é saber que temos que fazer o nosso melhor sempre, em todos os sets e todos os jogos", afirmou Alison.

 

"O dever foi cumprido hoje, fechamos os jogos com duas vitórias, mas nossa cabeça já está na partida de amanhã contra a Polônia", completou Bruno Schmidt.

 

Pedro Solberg e Evandro tiveram pela frente Mats Kovatsch e Jonas Kissling, da Suíça, na estreia do grupo B. E passaram sufoco diante dos donos da casa. O time local foi mais eficiente nas viradas de bola e fechou a primeira etapa em 21/17. No segundo set o jogo de Pedro Solberg e Evandro se desenvolveu com maior equilíbrio e a dupla alcançou 21/14, levando a decisão para o set desempate. No tie-break, os cariocas aproveitaram a maior experiência, seguiram bem na partida e fecharam a última parcial em 15/10.

 

Pela segunda rodada, os cariocas travaram um duelo intenso contra os canadenses Josh Binstock e Sam Schachter. Com Pedro Solberg bem na rede, a parceria fechou a primeira parcial em 24/22. No segundo set, marcado pelo equilíbrio, os cariocas tiveram dois match points para fechar o jogo, mas não aproveitaram e os adversários anotaram 26/24, forçando a disputa do terceiro set. No tie-break o Canadá levou a melhor, fechando a última parcial em 15/11.

 

Pelo grupo F, Ricardo e Emanuel tiveram como adversários os venezuelanos Jesus Villafañe e Jackson Henriquez, e levaram a melhor no confronto sul-americano. Ao natural, a parceria alcançou 21/12 no primeiro set. No segundo, os atletas do país que faz fronteira com a região Norte do Brasil tiveram maior volume de jogo e levaram a decisão para o tie-break, com 27/25. Mas a experiência fez a diferença, e os brasileiros levaram a última parcial em 15/11.

 

No segundo compromisso do dia, a dupla enfrentou os irmãos Matteo e Paolo Ingrosso, da Itália, e venceram o primeiro set por 21/19. A segunda etapa foi marcada por belas disputas de bola, mas com a categoria de Emanuel e a força de Ricardo na rede a dupla fechou o set em 21/18.

 

"Foi a segunda vez que jogamos contra os italianos, a primeira foi no Major Series de Stavanger. Naquela oportunidade não estávamos bem, mas hoje encontramos uma estratégia diferente e conseguimos fazer a diferença. É sempre importante fechar o dia com duas vitórias, principalmente em um campeonato difícil como é aqui na Suíça", avaliou Emanuel.

 

Gstaad, nos Alpes Suíços, é uma das cidades mais tradicionais a receber o Circuito Mundial e é apontada como um dos torneios favoritos dos atletas. A primeira etapa disputada por lá aconteceu em 2000. Desde então, sempre foi incluída no calendário. Em 2007, inclusive, foi sede do Campeonato Mundial. E o país com mais conquistas na Suíça é o Brasil, com 18 medalhas no feminino, sendo sete de ouro, e outras 18 no masculino, com seis títulos.

 

Os times vencedores da etapa de Gstaad nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Logo após a etapa suíça, ocorre o Grand Slam de Yokohama, no Japão, de 21 a 26 de julho.

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI