FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Campeonato Mundial: Alison/Bruno e Ricardo/Emanuel vencem e mantém Brasil 100% na Holanda

29/06/2015

Campeões olímpicos venceram jovem time da Rússia de virada, assim como Alison e Bruno sobre dupla do Qatar


 

 

 


 

 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - Duas duplas entraram em quadra neste domingo (28.06) pela segunda rodada da fase de grupos masculina do Campeonato Mundial 2015, realizado na Holanda, e avançaram à sequência da competição. Pelo grupo G, cuja sede fica na capital Amsterdã, Ricardo e Emanuel fizeram um jogo de superação e venceram, de virada, os russos Oleg Stoyanovskiy e Artem Yarzutkin por 2 sets a 1 (17/21, 21/13 e 18/16).

 

Quem também precisou suar para manter 100% de aproveitamento foi a dupla Alison e Bruno Schmidt (ES/DF), que venceu de virada os catarianos Jefferson Pereira e Cherif Younousse por 2 sets a 1 (23/25, 21/14, 15/11), em partida válida pelo grupo C, disputada em Apeldoorn.

 

Nesta segunda-feira (29.06) é a vez de Álvaro Filho e Vitor Felipe (PB) enfrentarem Christian Garcia e Francisco Alfredo Marco, da Espanha, às 10h (horário de Brasília), pela segunda rodada do grupo K, com transmissão ao vivo do canal SporTV3. Já Pedro Solberg e Evandro jogam contra os mexicanos Lombardo Ontiveros e Juan Virgen, às 14h, também ao vivo no SporTV3.

 

Já garantidos entre os 32 melhores times do campeonato - que na fase inicial classifica os dois primeiros de cada chave, além dois oito melhores terceiros -, Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) decidem também nesta segunda, às 13h, a primeira colocação do grupo contra os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst. O duelo também terá transmissão ao vivo do SporTV3. Já Ricardo e Emanuel (BA/PR) encerram a primeira fase na próxima terça-feira (30.06), contra o forte time da Espanha formado por Pablo Herrera e Adrian Gavira.

 

Pela segunda rodada do grupo G, Ricardo e Emanuel entraram em quadra contra Oleg Stoyanovskiy e Artem Yarzutkin, e diferentemente dos adversários pela estreia no Campeonato Mundial, o time da Rússia deu trabalho aos brasileiros. Com a vitalidade a seu favor, os russos, de 18 e 19 anos, respectivamente, abriram 8/3 nos minutos iniciais da partida, após grande presença na rede de Stoyanovskiy.

 

Experientes, os atuais campeões do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia pediram tempo, e ajustaram a estratégia. Com Emanuel sacando mais cadenciado, o jogo de Ricardo se sobressaiu no ataque, e a dupla chegou ao empate, em 12/12. Com a ajuda da rede o time russo voltou a ficar em vantagem, em 17/13, e levaram o primeiro set, com 21/17.

 

Assim como no primeiro set, a Rússia iniciou a etapa com grande volume de jogo, abrindo 4/2 em bloqueio do camisa um, que mede 2,05 m. Na base da experiência, Ricardo e Emanuel novamente fizeram bem a leitura do jogo e viraram o placar para 8/6, após grande cortada do paranaense. O Brasil seguiu com o controle do jogo, levantando o público a cada bola virada na arena central de Amsterdã - que foi ao delírio com o 21º ponto brasileiro, anotado por Emanuel após grande saque.

 

No tie-break, a categoria de Ricardo e Emanuel prevaleceu sobre a juventude russa. O time verde e amarelo saiu em desvantagem no set desempate, mas buscou o jogo em 8/7. Stoyanovskiy e Yazutkin não se entregaram, virando novamente o jogo para 13/11. Foi então que a torcida brasileira fez a diferença. Aos gritos de "eu acredito", Ricardo e Emanuel tiraram forças para empatar em 14/14, salvar dois match points e fechar o jogo em 18/16.

 

"Foi um jogo difícil, não conhecíamos esse time da Rússia, foi a primeira vez que os enfrentamos. E eles vieram muito confortáveis para essa partida, sem tanta responsabilidade. Demoramos um pouco para sentir como era realmente o tempo do jogo, a forma com que teríamos que jogar para vencer. O terceiro set também foi muito complicado, mas deu tudo certo, conseguimos manter a regularidade na virada de bola. Agora vamos brigar pela liderança contra a Espanha, vai ser o jogo mais difícil até aqui", analisou Ricardo.

 

Emanuel aproveitou para destacar a força da torcida brasileira em Amsterdã, que segundo ele teve um papel fundamental para o time conseguir virar a partida.

 

"Na hora que estamos jogando um jogo intenso como esse, buscamos energia de todos os lados. Muitas vezes eu puxo essa energia do Ricardo, mas hoje realmente quem fez a diferença foi a torcida. Com os gritos de Œeu acredito‚a gente também acreditou que era possível virar o jogo. Era um time jovem da Rússia, eles jogaram muito bem e fizeram pontos maravilhosos no tie-break. Mas o que importa é fazer a diferença no final, e conseguimos fazer isso com a experiência", ressaltou o atleta tricampeão mundial.

 

No duelo entre Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) contra os catarianos, o time brasileiro foi crescendo ao longo da partida. Com Cherif inspirado no bloqueio e em ataques de segunda, utilizando muita vitalidade, e contando com erros dos brasileiros, o time do Qatar abriu vantagem. Aos poucos, Alison e Bruno encostaram e chegaram a ter set points, mas não conseguiram fechar. Em erro de ataque de Bruno, vitória parcial para os rivais.

 

O segundo set foi totalmente diferente. Inspirados desde o início, contando com bons saques de Bruno Schmidt, os brasileiros abriram larga vantagem. A dupla catariana sentiu o jogo e também passou a errar mais. Na decisão do tie-break, Alison seguiu bem no bloqueio. Com a virada de bola perfeita, a dupla campeã do SuperPraia 2015 conquistou a segunda vitória no torneio e segue em busca da liderança.

 

Dentro de quadra, os principais atletas disputam o importante título e uma premiação de 1 milhão de dólares (60 mil aos vencedores, 45 mil para os segundos colocados e 35 mil dólares aos medalhistas de bronze) e 1000 pontos para a dupla no ranking do Circuito Mundial.

 

Além disso, os países dos atletas campeões estarão automaticamente classificados para as Olimpíadas do Rio 2016. A vaga é da federação, e não do time campeão. O Campeonato Mundial não conta pontos na corrida olímpica brasileira, já que possui formato distinto das demais etapas e possibilita apenas quatro duplas do país em cada naipe.

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI