FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Mundial: Guto/Allison avançam à fase de grupos no Grand Slam dos EUA

Guto no ataque

17/06/2015

Grupos foram definidos e país terá quatro representantes; Bruno e Hevaldo perdem e estão eliminados


 

 

 


 

 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - O Brasil terá quatro representantes no torneio masculino do Grand Slam de São Petersburgo nos Estados Unidos. Na tarde desta terça-feira (16.06), Guto e Allison Francioni (RJ/SC) superaram a temperatura próxima dos 40º C na região de Tampa e venceram dois jogos do qualificatório, conquistando a vaga à fase de grupos da etapa do Circuito Mundial 2015. Além deles, Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Pedro Solberg/Evandro (RJ) já estavam garantidos pela posição no ranking de entradas.

 

Guto e Allison, campeões do Mundial Sub-21 de 2013, começaram com vitória por 2 sets a 0 contra os tchecos Ondrej Hromadko/Tomas Salava (21/13 e 21/16), em 35 minutos. Na sequência superaram os canadenses Daniel Dearing e Garrett May por 2 sets a 1, com parciais de 21/17, 21/23 e 15/6 para avançar na competição. Eles estarão no grupo B, ao lado dos também brasileiros Evandro/Pedro Solber (RJ), dos alemães Alexander Walkenhorst e Stefan Windscheif, e dos turcos Volkan Gögtepe/Murat Giginoglu.

 

"Foram dois jogos muito difíceis, na dupla do Canadá, o May foi campeão mundial sub-21 e disputa os campeonatos mundiais, mas deu tudo certo. Não tivemos que disputar o country quota por falta de duplas no qualificatório, e conseguimos passar bem por esta fase para agora chegarmos ao torneio principal, que é outra história", disse Guto após a vaga.

 

A segunda partida do qualificatório, contra o Canadá , foi realizada às 14h20 no horário local (15h20 no horário de Brasília), sob sol intenso, que castigou os atletas. Tamanho foi o desgaste que no final da segunda etapa, Allison Francioni pediu atendimento médico.

 

"Estamos muito felizes. A gente vinha treinando e trabalhando para esse momento, e ele chegou. Viemos para cá, investimos e acreditamos. Um ajudou o outro e conseguimos nos superar. Agora é pensar do zero, renovar as energias e ir para cima com tudo. Foi muito difícil estar aqui, então vamos fazer valer a pena", comemorou Allison.

 

Já Ricardo e Emanuel (BA/PR) estarão no grupo E, ao lado dos argentinos Nicolás Capogrosso e Ian Mehamed, dos alemães Markus Böckermann/Lars Flüggen e dos italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo. Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) ficaram na chave F e enfrentam os noruegueses Iver Andreas Horrem/Geir Eithun, além de outras duas duplas norte-americanas: Ryan Doherty/John Mayer e Jacob Gibb/Casey Patterson.

 

Quem também buscou a classificação foi a dupla Bruno e Hevaldo (AM/CE), que chegou a vencer seu primeiro confronto do dia. Contra os japoneses Koichi Nishimura e Yuya Ageba, triunfo por 2 sets a 0 (21/17 e 21/14), em 33 minutos. Na sequência, porém, foram superados pelos suíços Jonas Kissling/Mats Kovatsch por 2 sets a 1 (23/21, 12/21 e 15/10), em 52 minutos, no segundo jogo do dia e que definiria a vaga.

 

O Grand Slam de St. Petersburg será o segundo de cinco na temporada do Circuito Mundial. Este será o primeiro evento organizado pela FIVB sediado na cidade que fica no litoral sul do estado da Flórida, nos EUA.

 

A corrida olímpica brasileira será definida da seguinte forma: uma dupla masculina e uma dupla feminina conquistarão a classificação para a Olimpíada de 2016 pela pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015 (cinco Grand Slams, três Major Series e Open do Rio de Janeiro). Os times poderão descartar os dois piores resultados ao longo da temporada.

 

Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, o Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada de cada gênero. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares.

 

Os times vencedores da etapa de St. Petersburg nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Depois do torneio na Flórida, as atenções serão para o Campeonato Mundial, que acontece entre 26 de junho e 05 de julho na Holanda.


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI