FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Mundial: Major Series da Croácia é a próxima parada das duplas brasileiras no torneio

02/06/2015

Competição será disputada pela primeira vez em Porec e é a segundo em uma série de quatro seguidas até o Campeonato Mundial

 


 

 

 


 

 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - Um dia após Larissa/Talita (PA/AL) e Evandro/Pedro Solberg (RJ) subirem ao pódio no Grand Slam da Rússia, a próxima etapa do Circuito Mundial 2015 já terá início nesta-segunda-feira (01.06). Desta vez acontece o Major Series da Croácia, na cidade de Porec, até o próximo domingo (07.06). Seis duplas brasileiras já estão garantidas na fase de grupos, enquanto outros cinco times brigam por mais duas vagas através do country quota e qualificatório. O torneio também vale pela corrida olímpica brasileira.

 

No torneio masculino, o Brasil será representado por Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Evandro/Pedro Solberg (RJ) e Ricardo/Emanuel (BA/PR), que entram direto na fase de grupos, a partir de quinta-feira, pela pontuação dos times no ranking de entradas da FIVB (Federação Internacional de Voleibol).

 

Já Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Bruno/Hevaldo (AM/CE) e Márcio/Saymon (CE/MS) disputam entre si a última vaga do país (country quota) nesta terça-feira (02.06), em partidas eliminatórias simples. O vencedor desta fase avança ao torneio qualificatório (qualifying), que começa na quarta-feira, também em jogos eliminatórios diretos.

 

Já na competição feminina, avançam direto à fase de grupos Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Larissa/Talita (PA/AL). Já Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) e Lili/Carolina Horta (ES/CE) disputam entre si a última vaga do país (country quota) nesta segunda (01.06), em partidas eliminatórias simples. Assim como no masculino, a dupla vencedora disputa o qualificatório (qualifying), que começa na terça-feira (02.06).

 

O Major Series de Porec será o primeiro de três na temporada do Circuito Mundial. Ele possui a mesma pontuação, formato e premiação que os Grand Slams. Será a primeira vez que a cidade de aproximadamente 17 mil habitantes recebe uma etapa do tour. De 2005 a 2008, a capital Zagreb recebeu torneios apenas no naipe masculino, com o Brasil liderando em ouros (dois), além de também ter conquistado um bronze.

 

A corrida olímpica brasileira será definida da seguinte forma: uma dupla masculina e uma dupla feminina conquistarão a classificação para a Olimpíada de 2016 pela pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015, previamente definidos. Os times poderão descartar os dois piores resultados ao longo da temporada.

 

Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, o Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada de cada gênero. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares.

 

Os times vencedores da etapa de Porec nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Logo após a Croácia, ocorre o Major Series de Stavanger, na Noruega, de 9 a 14 de junho.

 

Todos os vencedores na Croácia

 

Zagreb (2005) - Márcio Araújo/Fábio Luiz (BRA)

Zagreb (2006) - Ricardo/Emanuel (BRA)

Zagreb (2007) - Kristjan Kais/Rivo (EST)

Zagreb (2008) - Nummerdor/Richard Schuil (HOL)

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI