FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Brasileiro Vôlei de Praia: Maria Clara e Carol encerram a temporada com ouro em Salvador

30/03/2015

Dupla conquistou o segundo título de etapa e chega em grande fase para a disputa do Superpraia


 

 

 


 

 

 

Fonte: Michelle Sterenberg e Renan Rodrigues/CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - Maria Clara e Carolina (RJ) confirmaram o bom momento da dupla e, neste domingo, conquistaram a etapa de Salvador (BA) do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Na final, disputada na arena montada na Praia de Patamares, elas superaram Juliana e Maria Elisa (CE/PE) por 2 sets a 1 (21/16, 16/21, 15/9). Na disputa da medalha de bronze, melhor para Larissa e Talita (PA/AL), que venceram Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 sets a 1 (17/21, 21/12, 15/13) e completaram o pódio da última rodada da temporada.

 

Foi o segundo título para as filhas da técnica e ex-jogadora Isabel. Elas também tinham subido ao lugar mais alto do pódio em João Pessoa (PB), na sétima etapa. Este é o sexto título de uma etapa nacional da dupla e a 40ª vez que elas sobem ao pódio no tour nacional. No último sábado, elas já havia confirmado a segunda colocação no ranking final da temporada.

 

"A etapa foi muito especial para nós, pois viemos de um torneio que jogamos mal e tivemos duas semanas e meia para nos reestruturarmos e treinarmos forte. Quando você vem para a etapa sabendo que você fez de tudo, as coisas fluem. Esse jogo contra a Juliana e a Maria Elisa, elas têm um ritmo muito veloz e dinâmico, acho que fomos muito fortes de cabeça para segurar a onda. Tivemos força de voltar para o tie break, forçando mais o saque de novo e jogamos muito bem", analisou Carol, que completou.

 

"Eu e a Maria temos muito de uma salvar a outra, o que valorizamos muito. Quando ela me salva eu tenho mais prazer do que com um ponto meu e nós brigamos, falamos muito, mas temos uma energia muito especial. Isso é o que move a gente, eu amo jogar e essa troca que temos dentro de quadra é o que me faz feliz para jogar mesmo, é muito importante".

 

Maria Clara também destacou a importância do título para que a dupla tenha um bom início de Circuito Mundial 2015, além de chegarem embaladas para a disputa do Superpraia.

 

"Estamos nessa luta toda pela participação olímpica. Esperamos começar bem o Circuito Mundial, ainda tem o Superpraia antes disso. Desde o início sabíamos que tínhamos que estar entre as duas primeiras duplas e temos trabalhado muito forte desde que recomeçamos a nossa dupla. Chamamos a minha mãe de volta e o trabalho vem sendo bem pesado desde então e está dando fruto. Acho que o nosso time vai lutar o máximo para conseguir essa vaga para as Olimpíadas, sabemos que tem seis times com grandes chances, todos querendo muito", declarou Maria Clara.

 

O jogo

Maria Clara e Carol começaram o jogo com bom ritmo e, em ace de Carol, abriram 3 a 0 logo no início. Na sequência, porém, três pontos de Juliana e Maria Elisa, que equilibraram o duelo e passaram a liderar o placar. Maria Clara de um lado, e Juliana, do outro, eram alvo dos saques, e as atuais campeãs do Circuito Mundial mantiveram mais eficiência na virada de bola. Após parada, Maria Elisa passou a ser alvo dos saques e as irmãs Salgado abriram 13 a 11.

 

Entrou em ação, então um dos pontos fortes das irmãs Salgado, o bloqueio de Carol, que fez com que o placar subisse para 16 a 11. Nem o pedido de tempo da técnica Letícia Pessoa deu resultado. Com a vantagem, as filhas da técnica Isabel mantiveram a virada de bola e não deixaram mais a liderança no placar, fechando o set em bela largada na paralela de Maria Clara: 21 a 16.

 

O segundo set começou com vantagem de Juliana/Maria Elisa, que, em ace de Maria Elisa, abriram 5 a 2 no placar. Inspirada, Juliana voltou para o segundo set com dificuldades para ser marcada, variando ataques potentes com largadas. Além disso, Maria Elisa estava inspirada no saque. Em erro de recepção de Maria Clara, a vantagem passou a quatro pontos: 9 a 5. Após erro de ataque de Juliana, porém, a desvantagem foi reduzida e o placar passou a mostrar 9 a 12.

 

Juliana e Maria Elisa mantiveram a virada de bola, ajustaram os contra-ataques e chegaram a 16 a 10, após explorada de bloqueio da jogadora de Resende. Os bloqueios de Carol, que incomodaram no primeiro set, não foram tão efetivos na segunda etapa. Juliana conseguiu bela largada e encaminhou a vitória, com 19 a 13. As irmãs cariocas evitaram dois set points, mas Maria Elisa fechou o segundo set em diagonal forte: 21 a 16.

 

O tie-break começou com Juliana e Maria Elisa abrindo 3 a 1 após invasão de Carolina. As atuais campeãs do Circuito Mundial lideraram até o árbitro marcar condução de Juliana, quando o placar passou a mostrar 5 a 5. Na sequência, bloqueio de Carol e a virada. Pouco depois, mais um bloqueio da carioca, fazendo 8 a 5 na partida.

Com uma diferença de quatro pontos, as filhas da jogadora Isabel mantiveram a calma e administraram o placar até chegarem ao match point. Em erro de recepção de Juliana, as cariocas fecharam o set e o jogo em 15 a 9.

 

Cada dupla campeã de uma etapa do Open leva para casa um prêmio de R$ 45 mil, além de somar 400 pontos no ranking geral. Após a última etapa, em Salvador, o calendário nacional será encerrado com o Superpraia, em Maceió (AL), de 27 de abril a 3 de maio


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI