FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito BB Nacional: Edição 2014/2015 chega à última etapa no RJ com presença de times estrangeiros

20/03/2015

Três duplas austríacas, duas no masculino e uma no feminino, tentarão vaga ao torneio principal pelo qualifying


 

 

 


 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - O Circuito Banco do Brasil Nacional terá neste final de semana a última etapa da temporada 2014/2015. Após disputas acirradas e diversas trocas de posição ao longo do ano, a competição se despede de sexta-feira (20.03) a domingo (22.03), na Escola de Educação Física do Exército, (EsEFEx), no bairro da Urca, zona Sul do Rio de Janeiro. E com novidade, já que três duplas austríacas disputarão o qualifying em busca de uma vaga na fase de grupos.

 

No feminino, Lena Plesiutschnig e Katharina Schutzenhofer disputarão o qualifying (fase eliminatória que classifica à fase de grupos do torneio principal). As jovens de 21 anos têm no currículo em 2014 a conquista de uma etapa do Circuito Austríaco, além de uma prata em uma etapa do Circuito Europeu. No masculino, Thomas Kunert/Christoph Dressler e Tobias Winter/Lorenz Petutschnig também brigarão por uma vaga.

 

Kunert e Dressler têm como melhor resultado uma prata em uma etapa do Circuito Austríaco, além de um bronze em uma etapa continental. Já Winter e Petutschnig somam dois ouros em etapas continentais. As duplas buscam aumentar a experiência internacional e requisitaram os convites para disputar o torneio no Brasil, país com mais conquistas no vôlei de praia.

 

Além dos convidados estrangeiros, algumas duplas ainda correm para melhorar a pontuação em busca das últimas vagas no Superpraia, competição criada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) na temporada passada, que entrará em cena logo após o término do Circuito Brasileiro, no final de abril. As oito melhores do ranking em cada naipe disputarão o Superpraia A, enquanto as oito seguintes (do 9º ao 16º) jogarão o Superpraia B, um ingrediente a mais para esquentar essa reta final.

 

O primeiro dia de competição (sexta-feira) é reservado para o qualifying, quando os 32 times inscritos no masculino e 20 no feminino brigam pelas últimas quatro vagas no torneio principal, em jogos eliminatórios simples. Os classificados se juntam aos oito times já garantidos pelo ranking e disputam a fase de grupos e das quartas de final no sábado. As semifinais, disputas do bronze e finais ocorrem no domingo.

 

Já estão garantidos na fase de grupos Averaldo/Daniel Souza (TO/RJ), George/Guto (PB/SP), Fábio Luiz/Luizão (ES/AM), Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC), Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR), Álvaro Andrade/Anderson Melo (SE/RJ), Léo/Zé Írio (PB/MS) e Eder/Miguel (ES/MS).

 

No torneio feminino entram direto na fase de grupos Tainá/Andressa (SE/PB), Bárbara Ferreira/Flávia (RJ), Bruna/Semírames (PB/ES), Luiza Amélia/Thati (CE/PB), Izabel/Camila (PA/RJ),Aline/Luana (BA/ES) , Evelyn/Fernanda Nunes (SC/RJ) e Alba/Juliana Simões (BA/PR).

 

O equilíbrio foi a tônica no Nacional durante todo ano. Apenas uma dupla conseguiu conquistar mais de uma etapa até aqui na temporada: Andréa Teixeira e Leize (SC). Na primeira etapa, em Vitória (ES), Danielle/Aline (MS/BA) e Ícaro/Averaldo (PB/TO) ficaram com o título. No torneio seguinte, no Rio de Janeiro, Andréa Teixeira/Leize (SC) e Jô/Léo Vieira (PB/DF) foram os campeões. Já em Campinas (SP), na terceira etapa, outras duplas diferentes no lugar mais alto do pódio: Daniel Lazzari/Felipe Cavazin (SC/PR) e Fabíola/Thaís (DF/RJ).

 

Em São José (SC), na quarta etapa da temporada, o Nacional teve como campeões André/Marcus Borlini (ES) e Andréa Teixeira/Leize (SC). Em Brasília, títulos para Léo Gomes/Bernat (RJ) e Érica Freitas/Luiza Amélia (MG/CE). Novamente em Brasília, pela sexta etapa, Semírames/Bruna (ES/PB) e Luizão/Fernandão (AM/ES) foram os campeões.

 

Já em João Pessoa (PB), títulos para Rachel/Michelle (RJ) e Marcus/Márcio Gaudie (RJ). Na etapa seguinte, novamente em Campinas, títulos para Daniel Souza/Averaldo (RJ/TO) e Naiana/Andrezza (CE/AM).

 

Sobre o Nacional

O Circuito Banco do Brasil Nacional foi criado em 2012, quando o calendário do vôlei de praia brasileiro foi reformulado, passando a iniciar no segundo semestre de um ano e se estendendo até abril do ano seguinte. A competição foi formulada como uma forma de divisão de acesso dos atletas que se destacam para ingressarem na disputa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, principal torneio da modalidade no país.

 

A dupla campeã de uma etapa do Nacional faz mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, quem se apresenta bem no Nacional, com o tempo passa a figurar no Open; e quem, por sua vez, não conquista bons resultados no Open, passa a ser visto no Nacional. Com isso, diversas trocas de posições entre duplas de ambos os Circuitos acontecem ao longo da temporada, etapa a etapa.

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI