FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Brasileiro Vôlei de Praia: Larissa e Talita fecham com chave de ouro e vencem final em PE

09/03/2015

Dupla já tinha conquistado o título de maneira antecipada e conseguiu triunfo por 2 sets a 0 sobre Elize Maia e Josi

 


 

Fonte: Renan Rodrigues e Rogério Lauback/CBV

 

São Paulo (SP) - Larissa e Talita (PA/AL) tiveram um final de semana inesquecível em Jaboatão dos Guararapes (PE). A dupla, que já tinha conquistado o título da temporada 2014/2015 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de maneira antecipada, no último sábado (07.03), fechou com chave de ouro. Neste domingo, Dia Internacional da Mulher, título sobre Elize Maia e Josi (ES/SC) com vitória por 2 sets a 0 (21/18, 21/13) na arena montada na Praia de Candeias.

 

Na disputa da medalha de bronze, Fernanda Berti e Taiana (RJ/CE) levaram a melhor sobre Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 sets a 0 (21/18, 26/24) e conseguiram subir ao pódio pela primeira vez na temporada do circuito nacional. A próxima etapa do circuito, a última da temporada, acontece de 27 a 29 de março, em Salvador (BA).

 

Com o triunfo, Larissa e Talita chegam a 3040 pontos na liderança do ranking. Na segunda colocação, Ágatha e Bárbara Seixas aparecem com 2480 pontos. A final, disputada sobre bastante chuva em Jaboatão dos Guararapes (PE), exigiu adaptação das atletas, que não tinham encarado tempo ruim durante o torneio.

 

"Independente do clima, temos que conseguir manter o foco. Quem se adaptar mais rápido acaba sendo o vencedor. Tivemos um começo de jogo duro, mas mantivemos a calma e fomos melhorando, evoluindo no jogo. É uma temporada brilhante, quero agradecer muito minha equipe técnica, a Talita, os meninos lá em casa, Fred, André. Sabia que ia precisar de todas as pessoas que sempre estiveram comigo. Só tenho a agradecer aos fãs, minha família, a Lili", comemorou Larissa após o triunfo.

 

"Esse é o vôlei de praia, tem que se adaptar a muitas situações, sol, frio, chuva, areia fofa e areia pesada. A bola foi ficando mais pesada, passa o torneio jogando com um peso, na final ele muda. Essa adaptação e transição são muito importantes. Essas situações adversas fazem com que nossa concentração aumenta ainda mais. Está chovendo para os dois lados, para lá e para cá, então não pode deixar isso influenciar", completou Talita.

 

O Jogo

A final feminina começou com Elize Maia e Josi um pouco mais ligadas na partida. Em erro de ataque de Talita e ace de Elize Maia, elas conseguiram abrir 4 a 1 no placar. Aos poucos, porém, as campeãs antecipadas foram entrando na partida e, em bloqueio de Talita, deixaram tudo igual: 7 a 7. A virada veio em erro de recepção de Josi, 9 a 8 para Larissa/Talita. Em ace de Larissa, a vantagem aumentou para 11 a 8.

 

Larissa e Talita mantiveram a ponta, mas não conseguiam abrir mais de dois pontos, em duelo equilibrado. Em erro de saque de Elize Maia, o placar passou a 19 a 17. Elize e Josi tentavam pressionar Larissa, alvo de bons saques, mas a heptacampeã do Circuito Brasileiro mantinha a virada de bola. Em ataque de Larissa e, na sequência, erro de Elize Maia, o primeiro set foi encerrado em 21 a 18.

 

O segundo set começou de maneira mais confortável para Larissa e Talita, que abriram 10 a 6 em ataque para fora de Elize Maia, forçando pedido de tempo do técnico Alexandre Newlands. As campeãs da temporada deslancharam e passaram a virar bolas e impedir pontos das adversárias. Em ataque para fora de Elize Maia, o placar subiu para 18 a 11.

 

Larissa marcou o 19º ponto da partida em potente ataque no fundo de quadra. Josi ainda reduziu a diferença para seis pontos: 19 a 13, em bela diagonal curta. Mas o placar já estava dilatado e o jogo se encaminhou para o final. Elize Maia tentou uma largada, errou e o set foi fechado em 21 a 13, encerrando a partida.

 

Cada dupla campeã de uma etapa do Open leva para casa um prêmio de R$ 45 mil, além de somar 400 pontos no ranking geral que define o vencedor da temporada. Serão disputadas nove etapas do Circuito Banco do Brasil Open. Depois de João Pessoa, o CBBVP passará em 2015 por Recife (PE), de 6 a 8 de março, e Salvador (BA), de 27 a 29 de março.

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI