FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Vôlei Brasil Kirin seleciona dez jovens para as categorias de base

17/12/2014


 

 

Fonte: Letícia Oliver - ESM

 

Campinas (SP) - No último final de semana, o Ginásio do Taquaral recebeu cerca de 400 garotos nascidos entre 1995 e 2000 para realizar as tradicionais peneiras, com o objetivo de selecionar novos talentos do voleibol. Apenas dez foram aprovados e agora fazem parte das categorias de base do Vôlei Brasil Kirin.

 

No sábado (13), uma média de 120 meninos com idades entre 14 e 15 anos (nascidos em 1999 e 2000) foram avaliados pela comissão técnica campineira, pleiteando uma vaga na categoria Sub-17 (infantil). Nessa etapa, sete garotos foram selecionados.

 

"Não foram fáceis as escolhas, pois o nível da peneira foi bem alto. Após as diversas baterias, procuramos tanto analisar as habilidades motoras, quanto o convívio em grupo para chegarmos à decisão final. Os meninos aprovados irão se unir ao grupo, que já conta com alguns atletas remanescentes da equipe de 2014", afirmou Patrícia Appolinário, técnica da equipe infantil do Vôlei Brasil Kirin.

 

Já no domingo (14), os testes foram divididos em dois períodos. Pela manhã, os jovens nascidos entre 1995 e 1996 disputaram vaga na categoria juvenil (Sub-21). Ao todo, cerca de 90 atletas participaram dessa seletiva e quatro deles fecharam a manhã na expectativa. O resultado veio após ser realizada mais uma avaliação e apenas um garoto foi confirmado no time.

 

Durante a tarde, foi a vez de buscar nomes para integrar o elenco infanto, que corresponde à categoria Sub-19, contemplando nascidos entre 1997 e 1998. Para esse grupo, a procura foi ainda maior e o número de inscritos ultrapassou a margem de 200. Desses, apenas dois iniciam o projeto na base do time de Campinas na próxima temporada.

 

Público

 

Nos três dias de peneira - na segunda-feira (15) aconteceu a definição dos nomes do Sub-19 e Sub-21 por meio dos testes físicos com os aprovados nas fases anteriores -, estima-se que o Ginásio do Taquaral tenha recebido um público de quase mil pessoas, incluindo atletas, amigos e familiares que vieram prestigiar o evento. Através das camisas, era possível encontrar pessoas de várias partes do Brasil, como Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio de Janeiro. O sonho de, no futuro, fazer parte de uma equipe profissional de alta categoria é o que alimenta a expectativa dos garotos.

 

"A estrutura para as categorias de base aqui parece ser bem melhor", afirmou o central mineiro Breno Gonzaga, de 16 anos. "Minas Gerais tem poucos times. Aqui tem mais campeonatos, acho que temos mais chances", declarou o líbero Pedro Maciel, de também 16 anos. "É a primeira vez que faço peneira em Campinas. Quando o clube tem time juvenil, a expectativa é maior em subir para o adulto", concluiu o levantador Celso Duarte, 17 anos, que veio de Goiás.

Este foi o quinto ano consecutivo em que as peneiras foram realizadas em Campinas e ela é considera uma das mais concorridas do Brasil.

 

"No geral, o resultado foi positivo. Tivemos uma quantidade de inscritos superior ao esperado e infelizmente as vagas são limitadas, não sendo possível absorver todos os meninos com grande potencial que participaram conosco das peneiras", concluiu Guilherme Muller, supervisor das categorias de base do Vôlei Brasil Kirin.

 

Confira a lista dos aprovados nas Peneiras Vôlei Brasil Kirin 2014:

 

 

SUB-17

 

Matheus Tavares Correia (levantador) - Rio de Janeiro/RJ

Lucas Fisco Romão dos Santos (central) - Indaiatuba/SP

Luciano Oliveira da Silva (central) - Indaiatuba/SP

Angellus Costa da Silva (ponta) - Mauá/SP

Douglas Santana Araújo (ponta) - Santa Bárbara D'Oeste/SP

Luís Alexandre de Carvalho Pepece (ponta) - Cândido Mota/SP

Victor dos Santos Júnior (oposto) - Louveira/SP

 

SUB-19

 

Allan Gonçalves Guimarães (central) - São Paulo/SP

William Gabriel Doardo (ponta) - Guarapuava/PR

 

SUB-21

 

Pedro Henrique Ferreira da Silva (ponta/oposto) - Aracaju/SE

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI