FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Banco do Brasil: Campinas recebe estrelas do vôlei de praia no final de semana

14/10/2014

Cidade volta ao calendário da competição mais importante do país após dois anos com jogos no Parque Taquaral

 

 


 

 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - A praia está distante, mas Campinas (SP) tem se transformado na Œcasa‚ do vôlei de praia no estado de São Paulo nos últimos anos. A cidade do interior de São Paulo recebe de sexta-feira (17.10) a domingo (19.10) a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil 2014/2015, um retorno, já que a competição foi disputada no mesmo Parque Taquaral há dois anos. A entrada na arena é gratuita e os jogos terão transmissão pelo SporTV e pelo site da CBV.

 

Além das competições nacionais, Campinas também foi palco do World Cup Finals, em 2013, quando Alison/Emanuel e Talita/Maria Elisa conquistaram os títulos para o Brasil. E os quatro atletas estarão novamente na cidade, agora com parceiros diferentes. Ao todo são 16 duplas no torneio masculino e outras 16 no torneio feminino, classificadas pelo ranking geral.

 

As disputas começam na sexta-feira, às 9h, com a fase de grupos. No sábado, as duplas realizam jogos da repescagem, a partir das 8h30, e quartas de final, que se estenderão até às 15h. Mais tarde, entre 18h e 21h, serão disputadas as semifinais, com transmissão ao vivo do Sportv. As disputas de bronze e finais ocorrem na manhã de domingo, a partir das 9h, também com transmissão da emissora.

 

Estão inscritos no torneio masculino Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Ricardo/Emanuel (BA/PR), Pedro Solberg/Evandro (RJ), Hevaldo/Bruno (CE/AM), Fábio Luiz/Márcio (ES/CE),Allison/Guto (SC/RJ), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Luciano/Daniel Souza (ES/RJ), Ícaro/Averaldo (PB/TO), Fábio/Saymon (CE/MS), Lipe/Rodrigo Saunders (CE), Marcus/Edson Felipe (RJ/ES), Thiago/Oscar (SC/RJ), Luizão/Márcio Gaudie (AM/RJ), Léo Gomes/Bernart (RJ) e Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ).

 

Já no torneio feminino estão inscritas Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Maria Clara/Carol (RJ), Talita/Larissa (AL/PA), Lili/Rebeca (ES/CE), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Elize Maia/Josi (ES/SC), Val/Ângela (RJ/DF), Izabel/Camila (PA/RJ), Michelle/Amanda Maltez (RJ), Naiana/Andrezza (CE/AM), Carolina Horta/Duda (CE/SE), Thati/Rachel (PB/RJ), Danielle/Aline (MS/BA), Fernanda Nunes/Evelyn (RJ/SC) e Pauline/Bruna (RJ/PB).

 

Na etapa de abertura, em Vitória (ES), no final de agosto, Ricardo/Emanuel e Talita/Larissa foram os campeões. Em Niterói (RJ), na segunda etapa, títulos para Alison/Bruno Schmidt e novamente Talita/Larissa. Cada dupla campeã de uma etapa do Open leva para casa um prêmio de R$ 45 mil, além de somar 400 pontos no ranking geral que define o vencedor da temporada.

 

Serão disputadas nove etapas do Circuito Banco do Brasil Open e uma edição do Super Praia (torneio com formato diferente e campeão independente). Depois de Niterói, o CBBVP passará ainda este ano por Campinas (SP), São José (SC) e Porto Alegre (RS). As quatro etapas de 2015 ainda terão suas cidades confirmadas, enquanto o Super Praia será realizado em Maceió.

 

Campinas recebe torneio pela sétima vez

 

Campinas é uma das oito cidades paulistas que já recebeu o Circuito Banco do Brasil. A cidade do interior receberá a competição pela sexta vez na história do torneio. A primeira foi em 1993, quando Mônica/Adriana (RJ) e Lula/Adriano (PE) ficaram com o título. No ano seguinte, cariocas e pernambucanos voltaram ao topo do pódio, com Isabel/Roseli (RJ) e Moreira/Garrido (PE).

 

Em 1995, as duplas campeãs da etapa de Campinas foram Sandra Pires/Jacqueline (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR), que repetiram a conquista no ano seguinte. Nove anos depois, em 2005, Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES) ficaram com os títulos. A última vez que a cidade sediou o torneio, em 2012, teve novamente Juliana/Larissa (CE/PA) vencendo o torneio feminino e Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) no lugar mais alto do pódio masculino.

 

Além de Campinas, o Circuito Banco do Brasil também já passou por São Paulo (SP), Santos (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e São José dos Campos (SP). Ao todo, foram 23 torneios Open já realizados no Estado, além de duas etapas do Challenger.

 

O maior vencedor em etapas realizadas no estado de São Paulo é o campeão olímpico Emanuel (PR), com oito títulos: 1994 (Santos), 1995 (Campinas e Ribeirão Preto), 1996 (Campinas), 2003 (São José dos Campos), 2004 (Ribeirão Preto), 2006 (Guarulhos) e 2013 (Guarujá).

 

No feminino, Sandra Pires, campeã em 1994 (Santos), 1995 (Campinas), 1996 (Campinas), 2003 (São José dos Campos) e 2004 (Ribeirão Preto), e as ex-parceiras Juliana e Larissa, que venceram juntas em 2005 (Campinas), 2006 (Guarulhos), 2010 (São José dos Campos), 2011 (Guarujá) e 2012 (Campinas), são pentacampeãs.

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI