FPV - Federação Paulista de VolleyBall

BANESPA/MASTERCARD, FINALISTA, AGUARDA ADVERSÁRIO

03/04/2005


São Bernardo do Campo (SP) – A vitória do Banespa / MasterCard / São Bernardo sobre o On Line / Herval, na noite deste sábado (02), por três sets a zero (parciais de 25 a 22, 25 a 19 e 25 a 17), em uma hora e 18 minutos, em Novo Hamburgo (RS), valeu uma das vagas para a final da Superliga Masculina de Vôlei. O outro finalista só será conhecido nesta quinta-feira (07), pois o Telemig Celular / Minas venceu o Wizard / Suzano fora de casa e levou a decisão para a quinta partida, em Belo Horizonte (MG), na outra série semifinal. Terça-feira (05), a equipe volta aos treinos. Está marcada para as 17h uma sessão técnico-tática no Ginásio Cidade de São Bernardo.

A quarta partida do playoff semifinal entre Banespa / MasterCard / São Bernardo e On Line / Herval foi analisada por Mauro Grasso, técnico da equipe paulista.

Após a vitória dos gaúchos em São Bernardo do Campo (SP), o Banespa / MasterCard / São Bernardo tratou de encontrar meios de proporcionar mais facilidade para seus atacantes contra o bom bloqueio adversário. A expectativa era em relação à forma com que os donos da casa se comportariam diante de sua própria torcida e se repetiria a tática utilizada na partida anterior. “O jogo começou nervoso, o ginásio tinha quase cinco mil pessoas, e On Line / Herval veio muito motivado. Eles optaram pela mesma estratégia de saque não forçado, só que os flutuantes, que fizeram muito efeito no primeiro jogo, não funcionaram do mesmo jeito, facilitando a recepção do nosso time. Com isso, nós conseguimos jogar em velocidade, coisa que trabalhamos a semana inteira.”

O placar mínimo e a diferença de pontos em cada set causaram certa surpresa, já que os jogos anteriores foram mais equilibrados. Grasso explicou. “O primeiro set foi um pouco mais equilibrado. Eles conseguiram virar algumas bolas em cima do nosso bloqueio até que nós conseguimos delinear uma trajetória para cada atacante adversário, foi quando nosso bloqueio começou a ser mais efetivo. Isso facilitou nossa atuação no segundo e no terceiro sets. Nós continuamos sacando muito bem. A opção pelo saque tático funcionou, tanto que o Jorginho (Jorge Schimidt, técnico do On Line / Herval) precisou tirar o Digão e o Bozko e colocar os outros dois ponteiros reservas, o Denison e o Thiago. Só que eles também não conseguiram segurar nosso saque. A mesma dificuldade que nós tivemos para rodar no jogo anterior eles tiveram nesse. Além disso, erraram muitos saques, o que foi tirando o volume de jogo deles. Tudo isso resultou nos três a zero”.

Enquanto aguarda a definição do adversário na final, o Banespa / MasterCard / São Bernardo vai treinar e recuperar os atletas da desgastante temporada, que está a poucos dias de terminar. Grasso explica a importância e os objetivos desses dias que antecedem a terceira final a que a equipe paulista chega nessa competição desde que a antiga Liga Nacional virou Superliga, em 1995. “É uma semana que vai servir para tratar das contusões que vêm perseguindo os jogadores durante toda a temporada. Nalbert jogou com dores (teve um torcicolo na quarta-feira e foi poupado dos últimos treinos para ter condições de jogar), melhorou, mas não tinha totais condições. O bom é que eles não descobriram que ele tinha sérias dificuldades para, principalmente atacar e tocar. Ele atacou menos e, como os adversários não sacam nele, tocou menos na bola. A semana vai ser importante para a recuperação também do Vinhedo (teve uma contratura na virilha durante a quarta partida do playoff, mas também jogou até o fim, mesmo sentindo a contusão, e ainda levou o troféu Viva Vôlei, entregue ao melhor da partida).”

O Banespa / MasterCard / São Bernardo, acredita que o segredo da vitória foi a velocidade imposta no ataque, aspecto treinado exaustivamente durante a semana. “O que treinamos deu certo. A velocidade com que jogamos nos deu a vitória“, comemorou. A equipe começou a partida de sábado com Ricardo, Nalbert, Vinhedo, Riva, Michael, Alberto e o líbero Polaco, além de Leandro e Piá.

A primeira partida da série melhor-de-cinco, que definirá o campeão da Superliga 2004-2005, deve ser confirmada para o próximo final de semana.

Fonte: Photo&Grafia Comunicação

Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI