FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Mundial: Talita/Larissa vai do qualifying ao segundo título seguido e leva ouro na Polônia

25/08/2014

Dupla venceu alemãs Ludwig/Sude por 2 sets a 0 na decisão do Grand Slam. Fernanda Berti e Taiana ficam na quarta posição


 


 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - O Brasil subiu ao posto mais alto do pódio pela segunda vez consecutiva na atual temporada do Circuito Mundial. E pela segunda vez consecutiva, Talita e Larissa não deram chances às adversárias. O título do Grand Slam da Polônia, em Stare Jablonki, veio após vitória por 2 sets a 1 (21/14, 19/21, 16/14) sobre as alemãs Ludwig e Sude, na manhã deste sábado (23.08), em 53 minutos de partida.

 

Este foi apenas o quarto torneio de Talita e Larissa desde o começo da parceria. A campanha das brasileiras na Polônia teve oito vitórias, já que elas partiram do qualifying, e apenas dois sets perdidos. Outras representantes do Brasil na semifinal, Fernanda Berti e Taiana acabaram perdendo e terminaram na quarta colocação, somando pontos importantes na competição.

 

O Brasil soma agora 13 medalhas no torneio feminino na atual temporada do Circuito Mundial: quatro de ouro, seis de prata e três de bronze (veja a relação completa abaixo). Além de um prêmio de 57 mil dólares, Talita e Larissa também somam 800 pontos na briga pelo título da temporada mundial, que tem Juliana e Maria Elisa na liderança com 5.760 pontos.

 

Após a conquista do título, Talita elogiou o rápido entrosamento e preparo físico de Larissa, que ficou mais de um ano afastada do vôlei de praia.

 

"A Larissa é uma jogadora incrível, já está em forma e o trabalho do nosso treinador foi muito importante para isso. Ela me ajudou muito na final e isso é importante. Nos pontos finais do tie-break, nós tivemos que ter calma. Cometemos muitos erros no segundo e terceiro set. Laura e Sude são grandes atletas e fizeram uma boa partida, mas foi importante ter tido tranquilidade e pensar na bola seguinte", disse Talita após o título.

 

Foi a 48ª medalha de ouro de Larissa e a 20ª de Talita no Circuito Mundial. A capixaba perde apenas para a norte-americana Kerri Walsh, que soma 50 medalhas de ouro na carreira.

 

A partida começou com os dois times arriscando ataques de segunda. O Brasil chegou a abrir três pontos de vantagem no começo do set, mas as alemãs não deixaram o placar disparar. Com bons ataques de Larissa e erros de Ludwig/Sude, que passaram a reclamar com a arbitragem, as brasileiras abriram grande vantagem na segunda metade do set, fechando em 21/14 após ataque para fora de Laura Ludwig.

 

O time alemão começou o segundo set com seguidos erros de ataque, parecendo nervoso, permitindo que as brasileiras abrissem 6/2 logo no início. Talita e Larissa cresceram e abrir mais ainda: cinco pontos de vantagem. Mas o que parecia um jogo tranquilo se mostrou uma reação impressionante do time alemão, que empatou a partida em 17/17. O jogo foi disputado ponto a ponto no final, mas em erro das brasileiras, Ludwig/Sude fecharam o segundo set em 21/19.

 

O tie-break começou pela primeira vez com as alemãs em vantagem, abrindo 4 a 2 no início. As brasileiras equilibraram o jogo, que chegou a metade do set com empate de 7 a 7. Os times alternavam a liderança de um ponto no placar. No final, as alemãs salvaram dois match points, mas um ataque de Talita após longo rali fechou o set e o jogo em 16/14

 

Mais cedo, Talita e Larissa tinham derrotado Holtwick/Semmler na semifinal, por 2 sets a 0 (21/17, 21/12), em 35 minutos. Fernanda Berti e Taiana acabaram perdendo na outra semifinal para as vice-campeãs alemãs por 2 sets a 0 (28/26, 21/19), em 49 minutos. Na disputa do bronze, Fernanda Berti e Taiana não conseguiram superar as Holtwick e Semmler, que venceram por 2 sets a 0 (21/17, 21/16), em 35 minutos.

 

Após o torneio da Polônia, o Circuito Mundial terá o último Grand Slam do ano em Barueri (SP), e outras cinco etapas do Open: China, Argentina, Qatar (apenas torneio masculino), Índia e África do Sul.

 

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI