FPV - Federação Paulista de VolleyBall

BANESPA/MASTERCARD SE PREPARA PARA VENCER EM NOVO HAMBURGO

30/03/2005


São Bernardo do Campos (SP) - O Banespa / MasterCard / São Bernardo reiniciou os treinamentos nesta terça-feira (29) visando ao jogo do próximo sábado (2) contra o On Line / Herval. A vitória do time gaúcho no último sábado (26) provocou a realização da quarta partida na melhor-de-cinco válida pelas semifinais da Superliga de Vôlei Masculino. O Banespa / MasterCard / São Bernardo lidera a série por dois a um e precisa de uma vitória para se classificar para as finais.

Ao final da última partida, o técnico do Banespa / MasterCard / São Bernardo, Mauro Grasso, analisou o confronto e concluiu que a recepção e a distribuição de ataque podem ser melhorados. O aprimoramento desses fundamentos pode neutralizar a forte marcação do bloqueio gaúcho, na opinião do treinador.

Os principais jogadores envolvidos nesses dois elementos técnicos também vêem saídas para as dificuldades encontradas no último confronto. O líbero Polaco, principal peça no sistema de recepção, busca o perfeccionismo. “O passe precisa ser o mais perfeito possível. Se isso acontecer eles vão precisar segurar no meio e não conseguirão chegar nas pontas”, referindo-se à atenção maior que precisará ser dada pelos bloqueadores adversários aos centrais do Banespa / MasterCard / São Bernardo. Para o líbero, os treinamentos específicos serão importantes para o aprimoramento da recepção. “Vamos treinar também para o saque flutuante, pois esperávamos que eles viessem sacando mais o “Viagem”, o que não aconteceu. Uma semana inteira de treino vai dar um volume bom”, acrescentando que, o com o passe na mão, “o resto é com o levantador.”

O experiente Leandro elogia a tática de bloqueio dos adversários e vê a necessidade de mudar o sistema ofensivo, porém ressalta que não é possível promover grandes alterações. “Nessa fase não é possível mudar tudo”, referindo-se à última etapa da temporada. “Mesmo assim, precisamos nos organizar melhor, principalmente com a primeira bola e na distribuição’, acrescentando que é preciso também paciência por parte dos atacantes para decidir. Além da preocupação tática, o levantador acredita que o aspecto psicológico vai ser decisivo. “O equilíbrio é muito grande. O importante é saber da dificuldade e não senti-la.”

O jovem Vinhedo prefere não culpar a recepção pela dificuldade encontrada no sábado. “A recepção não está ruim, no último jogo foi o sistema de ataque que não funcionou.” O levantador titular concordou com Leandro de que é preciso ter mais paciência. “Não adianta querer decidir tudo na primeira bola. É preciso jogar sempre com consciência”, ressaltou. Emocionalmente, Vinhedo espera que a equipe supere o abatimento pelo erro. “Tem que saber que vai errar e estar preparado para acertar a próxima bola”, lembrando que “essa é a hora de cada um assumir sua função e jogar tudo que sabe”.

O fato de a quarta partida ser disputada em Novo Hamburgo (RS), na casa do adversário, não assusta os paulistas. Polaco afirma que a equipe não sente o fato de jogar fora. “No primeiro jogo não sentimos, espero que seja igual.” Leandro reflete que a equipe pode jogar mais solta. “Nosso time joga bem com torcida contra. Sempre que jogamos sob pressão, conseguimos nos superar e fazer jogos bons.” Vinhedo acredita que a torcida é uma faca de dois gumes. “Se o time vai bem, a torcida ajuda, mas se não vai bem, a pressão acaba sendo maior”, acrescentando que a força do grupo é uma das maiores virtudes do Banespa / MasterCard / São Bernardo. “A união do nosso time é show.”

O quarto jogo acontece no Ginásio do Ginástica de Novo Hamburgo, às 20h30 do próximo sábado (02). Caso seja necessário, a quinta partida será jogada na quarta-feira (06) em São Bernardo do Campo (SP).

Fonte: Photo&Grafia Comunicação

Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI