FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Mundial: Talita/Larissa conquista primeiro ouro em pódio 100% brasileiro na Áustria

04/08/2014

Última trinca feminina no Circuito Mundial ocorreu em 2011


 


 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - Foram quase dois anos longe do Circuito Mundial e do vôlei de praia. Mas bastaram três competições para que Larissa voltasse ao local onde tantas vezes subiu: o posto mais alto do pódio. No confronto entre ex-parceiras, Talita/Larissa venceu Juliana/Maria Elisa por 2 sets a 0 (22/20, 21/19) neste sábado (02.08), na final do Grand Slam de Klagenfurt, na Áustria. A festa foi ainda melhor com pódio 100% brasileiro: Ágatha/Bárbara Seixas ficou com o bronze.

 

A última trinca brasileira no Circuito Mundial aconteceu em julho de 2011, no Open de Quebéc, no Canadá. Na oportunidade, Talita/Maria Elisa ficou com o ouro, Maria Clara/Carol foi prata e Taiana/Vivian levou o bronze.

 

Com o pódio deste sábado o Brasil soma 12 medalhas no torneio feminino na atual temporada do Circuito Mundial: três de ouro, seis de prata e três de bronze (veja a relação completa abaixo). Em Klagenfurt, Maria Elisa também foi escolhida a melhor jogadora do torneio.

 

"Estou muito feliz com esse título. A Larissa é uma jogadora incrível. Para mim, a melhor de todas. O que ela fez aqui foi incrível, sensacional. Ganhar ao lado dela pela primeira vez é muito especial", disse Talita, que completou.

 

"Sabíamos que seria um jogo complicado, jogar contra duplas brasileiras é sempre bastante difícil, todo mundo se conhece bem. Entramos com confiança e tivemos uma constância durante o jogo e acho que isso foi importante. Klagenfurt é um lugar muito especial e poder conquistar o título aqui é muito prazeroso".

 

Além de um prêmio de 57 mil dólares, Talita e Larissa também somam 800 pontos na briga pelo título da temporada mundial. Com a medalha de prata, Juliana/Maria Elisa recebe 720 pontos no ranking e uma premiação de 43 mil dólares. Já Ágatha e Bárbara Seixas levam 640 pontos para a disputa e mais 32 mil dólares para casa.

 

O Jogo

A decisão do ouro começou equilibrada, mas dois erros de saque de Maria Elisa acabaram permitindo que Talita/Larissa abrisse vantagem. Aos poucos, porém, Juliana e Maria cresceram na partida e viraram o placar para 16 a 15, mudando o saque para Talita.

 

Mas nos pontos finais, Talita se destacou no seu ponto forte: o bloqueio, e conseguiu outra virada. Juliana/Maria Elisa ainda salvou dois setpoints, mas justamente em ponto de bloqueio de Talita o placar da primeira etapa foi fechado em 22/20.

 

O segundo set manteve o equilíbrio, mas Talita e Larissa tiveram um número menor de erros não forçados durante o confronto, principalmente no saque. Administrando sempre uma vantagem de ao menos um ponto no placar, Talita/Larissa fechou a vitória em 21/19, após explorar bloqueio adversário e mandar a bola para fora. A final teve duração de 38 minutos.

 

Antes da disputa do ouro, nas semifinais, Talita e Larissa venceram por 2 sets a 0 (21/19, 21/18) Ágatha e Bárbara, em 35 minutos. Foi o segundo encontro das duplas, que tinham se enfrentado na fase de grupos, com vitória para Ágatha/Bárbara. Já Juliana/Maria Elisa chegou à final após eliminar na semifinal as italianas Menegatti e Orsi Toth por 2 sets a 0 (21/8, 21/18), em 34 minutos de jogo.

 

Disputa do bronze

Ágatha e Bárbara Seixas começaram a partida pelo bronze criando dificuldades para as italianas principalmente em dois aspectos: o saque viagem e o domínio de Ágatha na rede. O primeiro set começou equilibrado, mas as brasileiras abriram 11 a 7 e foram administrando a vantagem. Oscilando pouco, as brasileiras fecharam o set em 21/18 em largadinha de Ágatha.

 

O segundo set manteve a mesma estratégia, com as brasileiras superiores e tirando Menegatti do jogo com um saque estratégico. Sempre na frente do placar, Ágatha e Bárbara Seixas exploravam os ataques de fundo de quadra. As atuais campeãs do Circuito Banco do Brasil Open fecharam o set e o jogo em 21/18 após erro de ataque de Menegatti.

 

Klagenfurt é o oitavo Grand Slam da temporada. Após o torneio na Áustria, a próxima etapa acontece na Polônia, de 19.08 a 24.08.


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI