FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Mundial: Alison/Bruno Schmidt vence primeiro ouro e completa festa brasileira em Klagenfurt

04/08/2014

Dupla brasileira derrotou os italianos Nicolai e Lupo por 2 sets a 0 (21/14, 21/17) e deu o troco pela prata no Open de Fuzhou




 

Fonte: CBV

 

 

Rio de Janeiro (RJ) - Eles bateram na trave em duas oportunidades para conquistar o primeiro ouro. Mas Klagenfurt parece ter se transformado nos últimos dias em um pedacinho do Brasil. Após o pódio 100% verde e amarelo no feminino no último sábado (02.08), foi a vez de Alison e Bruno Schmidt conquistarem o título do Grand Slam da Áustria neste domingo (03.08) ao vencerem os italianos Nicolai e Lupo por 2 sets a 0 (21/14, 21/17), em 33 minutos.

 

Além de ser o primeiro ouro da dupla no Circuito Mundial, a conquista ainda teve um sabor especial. Primeiro, pelo clima criado em Klagenfurt, onde os brasileiros jogaram com arenas lotadas, apoio da torcida local e viram uma trinca de medalhas no feminino. Em segundo lugar, pelo fato de ser uma revanche contra Nicolai e Lupo, que haviam vencido Alison/Bruno na final do Open de Fuzhou, na abertura da temporada.

 

"Queria dizer muito obrigado, amo demais essa cidade. Vocês fizeram um lindo evento aqui, como acontece todo ano. Estávamos muito focados desde o começo, e hoje durante toda partida. Mentalmente estivemos muito fortes e acho que esse foi nosso segredo. O Alison foi um monstro desde o começo do torneio, foi incrível. Só posso dizer isso, obrigado Klagenfurt, obrigado Áustria", disse Bruno Schmidt.

 

Na disputa do bronze, os australianos Kapa e McHugh venceram os letões Samoilovs e Smedins por 2 sets a 0 (24/22, 21/17) e completaram o pódio. O italiano Nicolai foi eleito melhor jogador do torneio masculino.

 

A campanha de Alison e Bruno Schmidt em Klagenfurt contou com sete vitórias, uma derrota e apenas dois sets perdidos. Eles já tinham conquistado três medalhas na atual temporada do Circuito Mundial: duas de prata (Open de Fuzhou e Grand Slam de Gstaad) e uma de bronze (Grand Slam de Berlim). Somando todas as duplas brasileiras são seis medalhas na temporada (veja a lista completa abaixo).

 

Este é o primeiro ouro desde a formação da dupla, criada no início de 2014. Alison e Bruno Schmidt levam para casa um prêmio de 57 mil dólares e mais 800 pontos na briga pelo título da temporada mundial. Com a medalha de prata, Nicolai e Lupo recebem 720 pontos no ranking e uma premiação de 43 mil dólares.

 

O Jogo

Os brasileiros começaram o set concentrados e sacando bem, tanto que abriram 10 a 5. Com o bloqueio bem posicionado, o italiano Lupo desperdiçou vários ataques, jogando para fora. Os italianos tentaram encostar no placar mudando o saque para cima de Alison. A diferença chegou a cair para três pontos, mas os atuais campeões do Super Praia não se abalaram. Ampliaram mais a diferença e fecharam o set inicial em 21 a 14, após erro de ataque de Lupo.

 

No segundo set, os italianos entraram mais concentrados, dando menos pontos aos brasileiros em erros. Mesmo assim, Alison e Bruno começaram a abrir vantagem: 12 a 8. Nicolai e Lupo não conseguiam criar dificuldades na defesa e viram a superioridade do adversário se concretizar em vitória no ataque de fundo de Bruno Schmidt: 21 a 17 e o ouro.

 

Antes da disputa da final contra os italianos, Alison e Bruno Schmidt passaram pelos letões Samoilovs e Smedins na semifinal. Vitória por 2 sets a 0 (21/14, 21/17) sobre os atuais campeões do Circuito Mundial, em 35 minutos de duração.

 

Klagenfurt é o oitavo Grand Slam da temporada. Após o torneio na Áustria, a próxima etapa acontece na Polônia, de 19.08 a 24.08.

 

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2014:

 

Open de Fuzhou

Juliana/Maria Elisa - prata

Alison/Bruno Schmidt - prata

 

Grand Slam de Xangai

Ágatha/Bárbara Seixas - bronze

 

Open de Puerto Vallarta

Ágatha/Bárbara Seixas - ouro

Juliana/Maria Elisa - prata

 

Grand Slam de Moscou

Talita/Taiana - prata

 

Grand Slam de Berlim

Juliana/Maria Elisa - prata

Alison/Bruno Schmidt - bronze

 

Grand Slam de Stavanger

Ricardo/Álvaro Filho - prata

 

Grand Slam de Gstaad

Alison/Bruno Schmidt - prata

 

Grand Slam de Haia

Fernanda Berti/Taiana - ouro

Juliana/Maria Elisa - bronze

Pedro Solberg/Emanuel - bronze

 

Grand Slam de Long Beach

Ágatha/Bárbara Seixas - prata

 

Grand Slam de Klagenfurt

Talita/Larissa - ouro

Alison/Bruno Schmidt - ouro

Juliana/Maria Elisa - prata

Agatha/Bárbara Seixas - bronze

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI