FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Liga Mundial: Brasil luta muito, mas fica com a prata na Itália

20/07/2014


 

Fonte: Clarissa Laurence - CBV

 

São Paulo (SP) - O sonho do decacampeonato da Liga Mundial foi adiado momentaneamente para a seleção brasileira masculina de vôlei. Em uma final decidida em detalhes, os Estados Unidos conseguiram a vitória por 3 sets a 1 (31/29, 21/25, 25/20 e 25/23), neste domingo (20.07), em Florença, na Itália. Foi o segundo título dos norte-americanos, que também venceram a competição em 2008.

 

O bom trabalho dos comandados de Bernardinho foi confirmado com três atletas na seleção do campeonato (Lucão, Wallace e Lucarelli). Agora, a seleção brasileira muda o foco para a disputa do Campeonato Mundial, onde busca o tetracampeonato. A estreia será na Polônia, onde a competição acontece de 30 de agosto a 21 de setembro.

 

O caminho até a final teve uma campanha com o mesmo número de vitórias e derrotas na fase classificatória da Liga Mundial, longe do desejado e do habitual quando se trata de seleção brasileira. Mas foi suficiente para colocar a equipe dirigida pelo técnico Bernardinho na Fase Final da competição em que é a maior vencedora, com nove títulos.

 

Na etapa decisiva, uma vitória sobre a Rússia e um resultado negativo para o Irã deixaram o Brasil na semifinal. Na disputa pela grande decisão, o time verde e amarelo bateu os donos da casa, em Florença, na Itália. Os nove títulos brasileiros foram conquistados nos anos de 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2010.

 

Após a partida deste domingo, o ponteiro Lucarelli, de 22 anos, destacou que o grupo acreditava na vitória, mas que os erros devem ser aproveitados como lição.

 

“O sentimento é de decepção. Não tem como ser diferente. Fizemos um excelente jogo ontem, contra a Itália, quando ganhamos de 3 sets a 0, e estávamos esperando fazer mais um bom jogo hoje, contra os Estados Unidos. Claro que eles têm méritos, jogaram muito bem e nós tivemos algumas falhas. Agora, temos que tirar isso como lição, aprender com os erros e fazer melhor para chegar bem no Mundial, que é o nosso próximo objetivo”, disse Lucarelli.

 

O capitão Bruninho também lembrou que o principal foco do Brasil no ano de 2014 é o Campeonato Mundial.

 

“Entramos com a agressividade necessária no primeiro set, mas erramos muito na quantidade de contra-ataque desperdiçados. A partir do terceiro set, eles souberam nos marcar muito bem e foram melhores. É mérito deles. Foram superiores e temos que reconhecer isso. Nós temos que trabalhar e crescer para chegarmos bem no Mundial”, mencionou Bruninho.

 

A seleção brasileira viaja nesta segunda-feira (21.07) de volta ao Brasil. Parte do grupo chega na terça-feira (22.07), no Rio de Janeiro, no aeroporto Galeão, às 4h55, no voo LH 0500.

 

O JOGO

 

O placar abriu a favor do Brasil após erro dos Estados Unidos. Depois de uma bola bastante disputada, Wallace bloqueou e a seleção brasileira fez 3/2. A vantagem aumentou para 7/4. O time verde e amarelo conseguiu administrar alguns pontos na frente (11/9) e, no bloqueio de Lucão, fez 12/10. Com Sidão bem no ataque, o Brasil chegou a 15/13. O jogo seguiu bem disputado e a seleção dos Estados Unidos chegou ao empate em 18/18. A parcial esteve igual em 21/21 e, ainda, em 24/24. Na boa marcação de Sidão, o Brasil conseguiu o ponto de bloqueio e colocou um de vantagem em 26/25. O jogo seguiu equilibrado e nervoso no final, quando os Estados Unidos fecharam em 31/29.

 

O segundo set manteve o ritmo equilibrado do primeiro. Com ponto de saque, a seleção americana fez 4/3. Com forte ataque de Wallace, o Brasil empatou em 6/6 e, no erro adversário, assumiu o comando do marcador. Após bom saque, os Estados Unidos voltaram a estar na frente (8/7). Quando o placar apontou 13/11, Bernardinho pediu tempo. Na volta, com Wallace no ataque e Lucão no ace, o Brasil empatou (13/13) e ainda passou a frente: 14/13. O set seguiu equilibrado. No bloqueio de Sidão, o Brasil fez 16/15 e, em grande passagem de Raphael no saque, 20/15. O adversário aproximou (22/20) e Bernardinho parou o jogo. O Brasil melhorou e fechou o set em 25/21.

 

A terceira parcial começou com a seleção brasileira embalada. O time verde e amarelo abriu 3/0 logo no começo. Os Estados Unidos demonstraram bom poder de reação e fizeram 4/3. A partir deste momento, o time adversário esteve melhor do que o Brasil e colocou boa vantagem em 9/5 e depois, 12/8. Contando com erros da equipe brasileira, os Estados Unidos aumentaram a diferença para oito pontos: 18/10. A seleção reduziu a vantagem para 18/13 e os americanos pediram tempo. No ace de Éder, caiu para quatro (20/16). Com ponto de saque de Lucarelli, o placar foi para 23/19 e o técnico dos Estados Unidos pediu tempo. Na sequência, vitória dos americanos por 25/20.

 

Murilo abriu o quarto set com ponto de bloqueio. As equipes trocaram pontos, com cada hora uma na dianteira do marcador. Depois de bom saque de Lucarelli, o Brasil empatou em 7/7. No bloqueio de Éder, a seleção verde e amarela fez 9/8. Com Wallace, a equipe de Bernardinho ainda conseguiu abrir três em 14/11. Mas os americanos contaram com erros do Brasil e chegaram ao empate em 14 pontos. A seleção dos Estados Unidos manteve o bom ritmo e abriu dois (18/16). Depois de bom saque de Sidão, Murilo pontuou e o Brasil empatou em 19/19. Com Vissotto, a equipe verde e amarela virou: 20/19. Mas os Estados Unidos não permitiram a reação da seleção brasileira e fecharam em 25/23.

 

EQUIPES

 

BRASIL - Bruno, Wallace, Sidão, Lucão, Murilo e Lucarelli. Líbero - Mário Jr.

 

Entraram - Vissotto, Raphael, Éder

 

Técnico: Bernardinho

 

ESTADOS UNIDOS - Anderson, Rooney, Sander, Lee, Christenson e Holt. Líbero - Shoji

 

Entraram - Shoji K., Muagututia

 

Técnico: John Speraw


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI