FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Vôlei Amil trava batalha de cinco sets no Rio de Janeiro, mas se despede da Superliga

12/04/2014

Equipe de Campinas precisava vencer a Unilever para empatar a série semifinal e seguir na briga pela vaga na decisão. Mas com 3 sets a 2, no Maracanãzinho, cariocas avançam


Fonte: ZDL

Rio de Janeiro (RJ) - A técnica, tática e a garra de sempre acompanharam o Vôlei Amil na manhã deste sábado (12), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Mas, apesar da luta do primeiro ao último ponto e de uma parcial arrasadora no início, a sorte não sorriu para as comandadas de Zé Roberto e quem avançou para a final da Superliga foi a Unilever. Com a vitória por 3 sets a 2 (parciais de 12/21, 21/15, 21/15, 18/21 e 16/14), em 1h59min, a equipe carioca se credenciou para a decisão e agora espera o adversário que sairá do confronto entre Sesi e Molico/Osasco, que está 1 a 0 para o time da capital paulista.

O técnico Zé Roberto lamentou o resultado final, mas fez questão de elogiar sua equipe. "Elas jogaram com garra, não deixaram de acreditar em nenhum momento. Fizemos um bom campeonato, conseguimos a inédita segunda colocação na fase de classificação. Infelizmente, a vaga na final não veio", disse o treinador. Sobre a partida, o tricampeão olímpico fez a seguinte analise: "Fizemos um primeiro set com muita lucidez, forçando o saque e lendo bem os movimentos do adversário. No segundo e terceiro sets, nos faltou justamente isso, manter a lucidez. A partir do quarto set voltamos para a partida, mantendo a calma, passando bem. E o tie-break foi equilibrado. Esse foi o tipo de jogo que eu esperava, equilibrado do início ao fim", completou.

Walewska resumiu o sentimento do grupo. "Fica o sentimento de frustração, porque acreditávamos que, com esse time, poderíamos ter ido além. Nem quero falar em título, mas em disputar a final. Fica a tristeza, mas também fica o aprendizado, senão, passar por esse tipo de situação, não vale nada", afirmou a capitã da equipe de Campinas. Tandara também comentou a partida. "Foi um jogo bom, emocionante. Demos bobeira em alguns momentos, mas mostramos que somos um time que batalha até o fim. Estamos muito tristes, claro, mas sabemos o quanto lutamos."

A ponteira Natália também fez questão de citar a motivação de todas as atletas do Vôlei Amil. "Depois do 3 a 0 em Campinas, viemos para o Rio com outra cabeça e começamos muito bem, sacando com eficiência. A partir do segundo set elas melhoraram o saque e a situação se complicou. Mas lutamos até o fim. Queríamos muito essa vaga na final, mas temos de dar os parabéns ao adversário, que jogou bem", analisou a ponteira.

Tandara foi a maior pontuadora, com 19 acertos. Natália também teve atuação de destaque, ficando apenas um ponto atrás, com 18. A central Walewska completou o tripé ofensivo do time campineiro, com 12. Também jogaram e marcaram para o Vôlei Amil: Kristin (10), Carol Gattaz (2), Angélica (1), Claudinha (1) e Ju Nogueira (1).

O jogo - O saque, fundamento apontado como falho no primeiro jogo da semifinal, foi o diferencial no primeiro set neste sábado. Além dos 3 aces, com Kristin, Tandara e Claudinha, o serviço do Vôlei Amil quebrou o passe da Unilever e facilitou as coisas para o bloqueio e a defesa. O resultado foi a vitória por 9 pontos de diferença: 21/12, em 20 minutos. O resultado veio com direito a grandes atuações ofensivas de Natália e Tandara, com 5 e 4 pontos respectivamente. Mas coube a capitã Walewska o ponto final, na bola de china.

Os papéis se inverteram no segundo set. Desta vez, quem teve problemas com a recepção foi o Vôlei Amil. Zé Roberto pediu tempo quando o placar apontava 10/6 para a Unilever, mas os problemas continuaram e o seu time só voltou a pontuar no 7/12, com Ju Nogueira. A equipe de Campinas conseguiu Œentrar na parcial‚ tarde demais. Quando o ataque voltou a ser mais eficiente, especialmente com Tandara, a vantagem do adversário era grande demais. E apesar de conseguir encostar um pouco mais no marcado, não conseguiu evitar que as donas da casa empatassem o jogo por 1 a 0 ao ganharem por 21/15, em 24 minutos.

O terceiro set foi parecido com o anterior, especialmente pelos problemas de recepção do Vôlei Amil. A Unilever comandou o placar desde o início e chegou aos tempos técnicos na frente (7/5 e 14/9). Zé Roberto tentou corrigir as falhas de posicionamento para ajustar o sistema defensivo, mas as donas da casa souberam aproveitar os erros das visitantes para repetir o placar de 21/15, após 25 minutos. Na rede, Walewska, Tandara e Natália conseguiram 3 pontos cada uma.

Quando o quarto set parecia se encaminhar para a vitória da Unilever, Pri Heldes saiu do banco para mudar o panorama. O placar apontava16/14 a favor das donas da casa. Mas com dois saques forçados da levantadora, o Vôlei Amil chegou ao empate por 16/16. A virada veio em novo erro das adversárias, mas foi com uma defesa, que voltou a acreditar em cada bola, e com Tandara em dois ataques que as visitantes se mantiveram na frente. Na sequência, Walewska fez mais dois pontos, sendo o último de bloqueio, para levar sua equipe ao set point. E a vitória por 21/18, em 27 minutos, veio com mais um erro da Unilever.

O tie-break colocou à prova o coração dos torcedores dos dois times. Após um início equilibrado, o Vôlei Amil fez 9/7 e parecia caminhar para a vitória. A Unilever, porém, buscou o empate, virou e embalou, chegando ao match point com 4 pontos à frente: 14/10. As jogadoras do time campineiro, porém, não se entregaram. Forçando o saque, com direito a ace de Natália, e montando bloqueios pesados conseguiram a igualdade em 14/14. Mas, apesar de terem tido a bola para virar no contra-ataque, não conseguiram marcar, permitindo às donas da casa fechar em 16/14, após 21 minutos.

O Vôlei Amil jogou com Claudinha, Tandara, Walewska, Angélica, Kristin e Natália, com Michelle Daldegan como líbero. Entraram: Rosamaria, Pri Heldes, Carol Gattaz e Ju Nogueira.

O Unilever jogou com Fofão, Sarah Pavan, Mihajlovic, Juciely, Carol e Gabi, com Fabi como líbero. Entraram: Roberta, Bruna, Régis e Amanda.

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI