FPV - Federação Paulista de VolleyBall

BANESPA/MASTERCARD ACREDITA NO GRUPO PARA VENCER A PRIMEIRA

09/03/2005


São Bernardo do Campo (SP) – O Banespa / MasterCard / São Bernardo disputa a primeira da melhor de três partidas contra a Unisul / Cimed pelas quartas-de-final da Superliga Masculina de Vôlei nesta quarta-feira (9). Na série mais equilibrada dessa fase, a equipe de São Bernardo do Campo (SP) enfrenta a atual campeã do torneio às 20h30, no Ginásio Carlos Campos, em Florianópolis (SC). O jogo será transmitido ao vivo pela Sportv.

O Banespa / MasterCard / São Bernardo confia na força do conjunto, composto por jogadores com passagens pela seleção brasileira e por jovens atletas formados nas categorias menores do clube, para vencer a série e passar às semifinais. O técnico Mauro Grasso vê, não só na mescla da experiência com a juventude, mas também na disponibilidade de jogadores de alta qualidade técnica a grande vantagem da equipe. “Se formos analisar somente o time titular, a Unisul / Cimed pode levar vantagem pelo fato de contar com jogadores mais experientes, mas se considerarmos o grupo, a vantagem é nossa”, ressaltou. Grasso lembra ainda que as substituições disponíveis são estrategicamente importantes. “O Ricardo e o Filipe se equiparam; Silêncio e Michael também; o Vinhedo e o Leandro, nem se fala, e o Leozão tem entrado muito bem nas inversões”, completou.

Na posição de levantador, o Banespa / MasterCard / São Bernardo está bem servido. O treinador conta com o jovem Vinhedo fazendo uma grande temporada e considera Leandro um titular que, hoje, está no banco. Recém saído do juvenil, Vinhedo encara as primeiras quartas-de-final da carreira como titular e assume a responsabilidade, não dispensando a experiência de Leandro durante os jogos. “Devo muito a ele. Ele passa muita tranqüilidade do lado de fora. Acho que quem ganha com isso é o grupo”, comentou.

O histórico de Leandro explica essa tranqüilidade comentada por Vinhedo. Das sete temporadas disputadas pelo Banespa / MasterCard / São Bernardo – desde 1996 no clube, com passagem em 2004 pelo Dínamo de Kazan, da Rússia –, em todas elas Leandro passou à fase dos play-offs da Superliga. “Temos um elenco grande e bastante forte. A Ulbra foi campeã assim (referindo-se à campanha da equipe gaúcha na Superliga 2002/2003), com um grupo grande, mesclando experiência com juventude. Nós temos um conjunto forte e equilibrado. Não dependemos somente de um ou outro jogador. Existe um equilíbrio entre todos os setores. Esse ano isso pode pesar a nosso favor”, analisou.

Os três concordam que a série a se iniciar nesta quarta é indigesta. Leandro não se lembra de um cruzamento tão forte nas seis quartas-de-final que já disputou. “A Unisul / Cimed tem jogadores experientes, que nesse momento sabem que precisam jogar e render. A expectativa é grande, pois o campeonato começa mesmo é agora.” Na análise do técnico, o adversário dessa quarta não deveria ter ficado em sétimo lugar. “A gente sabe que eles poderiam render mais.”

Para Vinhedo, apesar do equilíbrio, o volume de jogo do Banespa / MasterCard / São Bernardo é superior e aposta no conjunto para superar o adversário. “É um jogo muito difícil. A gente já treinou, estudou, agora é só jogar.” Grasso não acredita que a partida seja uma repetição do confronto entre ambos pela antepenúltima rodada do returno, há quase três semanas. “Nós jogamos muito mal. Foi nosso pior passe no campeonato. Nunca baixamos de 60%, naquele jogo chegamos aos 50%”, recordou. Por isso, Grasso intensificou os treinamentos de recepção durante os dez dias que antecederam a partida. “Esse período serviu para o Banespa / MasterCard / São Bernardo se acertar taticamente para os play-offs e também para reduzir as dores daqueles que se ressentiam de contusões”, completou. Apesar do tempo exclusivamente de treino, Grasso ainda não definiu quem começa jogando contra a Unisul / Cimed.

Cada uma das equipes tem uma vitória sobre a outra na Superliga deste ano. O segundo jogo da série está marcado para o Ginásio Cidade de São Bernardo (SP), no sábado (12), às 15h30. Caso seja necessária uma terceira partida para o desempate, esta acontecerá também na cidade do ABC paulista, já que o Banespa / MasterCard / São Bernardo tem o mando de jogo por ter sido o segundo colocado na fase de classificação.

Fonte: Photo&grafia Comunicação

Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI