FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Vôlei Amil se despede da Copa São Paulo e volta suas atenções para Superliga e Paulista

14/09/2013

Equipe de Campinas mostrou garra e lutou até o final, mas acabou superada pelo Sesi por 3 sets a 0, neste sábado, na Arena Amil


 

 


 

Fonte: ZDL

 

Campinas (SP) - No dia em que a torcida tingiu a arquibancada da Arena Amil de branco, o Vôlei Amil honrou sua camisa, lutou até o fim, mas não conseguiu a vitória. Na despedida da Copa São Paulo, a equipe de Campinas foi superada pelo Sesi por 3 sets a 0, com parciais de 25/27, 21/23 e 18/21, em 1h24min de partida. Agora, o foco se volta totalmente para o Campeonato Paulista e a Superliga. A estreia no estadual será dia 27 de setembro, diante do Uniara, em Campinas. Uma semana depois é a vez da Superliga, dia 4 de outubro, fora de casa, contra o São Bernardo.

 

A torcida Força Azul aceitou o convite da equipe e a maioria das pessoas que compareceu ao ginásio campineiro neste sábado usava camiseta branca. A ação foi para celebrar do Dia Internacional da Paz, que acontece desde 1981 no 21 de setembro e prega o cessar-fogo nas guerras e a não-violência em todo o mundo. E as cerca de 1.200 pessoas que estiveram na Arena Amil viram uma equipe formada por guerreiras, que não se entregam em quadra, independentemente do resultado.

 

O técnico Cláudio Pinheiro, o Claudinho, avalia como positiva a participação do Vôlei Amil na Copa São Paulo. "Foi importante para dar ritmo à equipe, já que não fizemos amistosos, nem disputamos Jogos Regionais e Abertos, como outras equipes. E conseguimos recuperar todas as meninas lesionadas e colocá-las para jogar. A Walewska disputou as duas últimas rodadas, a Carol está com mais ritmo de quadra, a Michelle vem evoluindo tecnicamente e a Tandara está se soltando cada vez mais, sempre de forma controlada para não sentir o ombro, claro. Começamos a Copa São Paulo com sete atletas e estamos terminando com dez. Tudo isso é importante em termos de temporada, lembrando que nosso foco são a Superliga e o Paulista", disse.

 

Sobre a partida, Claudinho lamentou a afobação de sua equipe nos momentos decisivos. "Tivemos chances de fechar dois sets, mas na hora H faltou paciência. Elas precisam entender que nesses momentos não adianta ir só na força. É preciso buscar uma mão de fora, explorar o bloqueio, para fechar as parciais. Mas vamos corrigir os problemas nos treinos", completou. Walewska concorda. "Nesta sábado jogamos bem melhor do que contra o Pinheiros. Mostramos, inclusive, mais disposição em quadra e fomos mais disciplinadas taticamente. Claro que temos muito a melhorar, como defesa e cobertura, e faremos isso nos treinos a partir de agora. O positivo é que terminamos a Copa São Paulo com todas jogando", afirmou a capitã, que completou. "Saímos na frente em todos os set, mas não tivemos paciência. E pior, erramos muitas bolas fáceis."

 

A levantadora Pri Heldes também ressaltou os aspectos positivos da participação do Vôlei Amil na Copa São Paulo. "Apesar de termos conseguido apenas uma vitória, o time foi crescendo e melhoramos muito nossas atuações a cada partida. E isso será importante agora no Paulista e na Superliga". Para a líbero Stephany, agora é aproveitar as duas semanas de treinamento antes da estreia no estadual e no nacional. "Vamos trabalhar para diminuir o número de erros apresentados nessas partidas. Agora é bola para frente e se preparar bem para as próximas competições", completou.

 

O jogo - O Vôlei Amil começou o jogo forçando o saque e se aproveitou dos erros do Sesi. Com isso, manteve a liderança tranquila no placar até o segundo tempo técnico (15/10). As visitantes, porém, conseguiram se acertar em quadra e equilibrar a partida. Empataram no 17/17 e, a partir daí, a disputa foi ponto a ponto. As donas da casa tiveram a chance de fechar a parcial no 25/24, mas desperdiçaram um contra-ataque de Rosamaria, que ficou no bloqueio. Na sequência, o Sesi conseguiu acertar o ataque para ganhar por 27/25, após 30 minutos.

 

O segundo set seguiu equilibrado, com as duas equipes se alternando na frente. Com Tandara, Rosamaria e Rosane virando praticamente todas as bolas, novamente o Vôlei Amil chegou ao segundo tempo técnico na frente (15/12). E mais uma vez o Sesi foi buscar a virada. Quando o adversário fez 15/17, Claudinho parou o jogo. Suas atletas voltaram melhor, especialmente na defesa, e chegaram ao empate com um ace de Pri Heldes, no 19/19. E foi assim no 20/20 e 21/21, até que o time da capital aproveitou a única chance de contra-ataque que teve para finalizar em 23/21, em 29 minutos.

 

Garra não faltou ao Vôlei Amil no terceiro set. As jogadoras do Vôlei Amil saíram de novo na frente e não se deixaram abater quando estiveram atrás do placar. Com uma sequência de três saques de Stephany, buscou o empate em 12/12. Mas o passe não ajudou e o Sesi abriu 18/14. Sem desistir, as donas da casa ainda encostaram no 18/20, mas não era dia de Walewska e cia, que viram o adversário liquidar a parcial em 21/18, após 25 minutos e o jogo em 3 sets a 0.

 

O Vôlei Amil jogou com Pri Heldes, Walewska, Carol Gattaz, Tandara, Rosamaria e Rosane, com Michelle como líbero. Entraram: Ju Nogueira, Claudinha e Stephany.

 

O Sesi jogou com Bárbara, Mari, Pri Daroit, Carol Albuquerque, Dayse e Ju Costa, com Suellen como líbero. Entraram: Fran, Neneca.

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI