FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Vôlei Amil aposta na juventude e versatilidade de Rosamaria e Ju Nogueira

22/05/2013

As duas atletas atuam como ponteiras e opostas e renovaram contrato para continuar na equipe do técnico Zé Roberto na temporada 2013/14



                

Fonte: ZDL

                

Campinas (SP) - Versatilidade, juventude e potência. Rosamaria e Ju Nogueira podem, perfeitamente, ser descritas por meio dessas três características. As duas jogadoras atuam como ponteiras e também opostas, têm 19 e 24 anos, respectivamente, e a mão pesada. Com dedicação e talento, corresponderam às expectativas na temporada de estreia no Vôlei Amil e seguem para o segundo ano do time comandado pelo técnico Zé Roberto. De contrato renovado, a dupla promete empenho dobrado para levar a equipe de Campinas ao primeiro título de sua história. E querem logo duas conquistas, o Campeonato Paulista e a Superliga.

As jogadoras passaram por momentos distintos no Vôlei Amil, mas fizeram por merecer a confiança de Zé Roberto, que aposta em suas jovens ponteiras/opostas. "As duas têm muito potencial", resume o treinador, que está no comando da Seleção Brasileira, no Rio de Janeiro. Ju Nogueira foi uma das principais pontuadoras do time na campanha do vice-campeonato Paulista, mas sofreu uma lesão no joelho esquerdo na segunda rodada do returno da Superliga e precisou passar por cirurgia em março deste ano. Rosamaria chegou durante o campeonato nacional e, apesar de ainda ser juvenil, mostrou personalidade em quadra, tanto que chegou a receber o troféu VivaVôlei em duas partidas.

Rosa, como é carinhosamente chamada entre as companheiras de time, se mostra feliz com a experiência em Campinas. "Foi uma temporada de muito aprendizado e surpresas. Cheguei no meio do ciclo, com a expectativa de aprender com o time e comissão experientes. Foi muito legal porque consegui ganhar espaço dentro do grupo com o meu trabalho. O pessoal me acolheu e me ajudou muito. Foi ótimo", comemora.

A ponteira/oposta está animada com a nova temporada e sonha com mais conquistas. "Estou muito feliz em continuar no Vôlei Amil e as expectativas são as melhores. O time vem ainda mais forte para o segundo ano. Esperamos fazer uma temporada melhor e, com certeza, buscar títulos. Quero continuar crescendo dentro do grupo e aproveitar as experiências."

Seleção juvenil - Rosamaria não está curtindo férias. Está em Saquarema, no Rio, treinando com a Seleção Brasileira juvenil, que se prepara para o Campeonato Mundial da República Tcheca entre os dias 21 e 30 de junho, quando o Brasil vai em busca do heptacampeonato (1987, 1989, 2001, 2003, 2005 e 2007 - na última participação, em 2011, levou a medalha de prata). Além da honra de defender as cores da nação, ela considera a experiência como um investimento na carreira. "É muito importante viajar para fora do país e analisar os outros times. São estilos de jogos diferentes e sempre tem algo para acrescentar no nosso jogo", completa.

Ju Nogueira também não pensa em aproveitar as férias para viajar ou simplesmente descansar. Ela investe pesado no trabalho de recuperação do joelho esquerdo para chegar com tudo no Campeonato Paulista. Ela vem se exercitando diariamente com o preparador físico Lucas Tessutti, na Arena Amil. O objetivo é que, recuperada da lesão, a musculatura esteja preparada para suportar a alta carga de treinos do início de temporada, que começará em meados de junho. "Tenho feito muita musculação e pilates. Já não sinto dores e acredito que, quando começar a atividade em quadra, estarei melhor ainda" conta.

Feliz com a oportunidade de seguir no Vôlei Amil, Ju Nogueira espera uma grande temporada para o time de Campinas. "Foi muito bacana fazer parte do grupo do ano passado. Tive a oportunidade de jogar o Campeonato Paulista, parte da Superliga e ajudar minhas companheiras em quadra. Agora é esperar a equipe se apresentar e começar o trabalho para buscar títulos em 2013. Espero que tudo dê muito certo para nós, tanto no estadual como no nacional", afirma.

Dupla função - Ju Nogueira e Rosamaria começaram como opostas e, aos poucos, migraram para as pontas. Hoje, podem atuar nas duas posições e, garantem, gostam de ambas. "Eu comecei como oposta e no ano passado joguei como ponteira pela primeira vez aqui na Seleção. Estou adorando ser ponteira, é uma função que fica mais ativa dentro de quadra, por ter que passar, atacar, defender, ser muito presente. Mas oposta é a atacante de decisão, precisa estar toda hora pronta para resolver. Gosto disso também", conta Rosa. "Eu era oposta nas categorias de base e joguei como ponteira pela primeira vez na Superliga de 2010. São duas funções que me agradam. Porém, o mais importante mesmo é estar em quadra, não importa a posição", completa Ju.

Ficha técnica

Ju Nogueira
Altura: 1,90m
Peso: 75kg
Nascimento: 4 de agosto de 1988
Local: Americana (SP)

Rosamaria
Altura: 1,85m
Peso: 73kg
Nascimento: 09/04/1994
Local: Nova Trento (SC)

Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI