FPV - Federação Paulista de VolleyBall

SUPERLIGA: TUDO PRONTO PARA O PRIMEIRO SAQUE DE 2005

04/01/2005


Está tudo pronto para a Superliga movimentar as quadras em 2005. Depois da parada para as festas de final de ano, a competição voltará a todo o vapor nesta quinta-feira(06.01). Entre as mulheres, um único jogo, adiado da sexta rodada: São Caetano/Detur (SP) e Pinheiros/Blue Life (SP), se enfrentam, às 17h, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP). No masculino, a oitava começará às 18h30, com o confronto entre Ulbra (RS) e Clube Náutico Araraquara (SP), no ginásio da Ginástica, em Novo Hamburgo. No mesmo local, às 21h, a On Line (RS) receberá o Wizard/Suzano (SP). Dois jogos serão às 20h: Shopping ABC/São Caetano (SP) x Unisul/Cimed (SC), no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP); e Banespa/Mastercard (SP) x Intelbras/São José (SC), no ginásio Poliesportivo, em São Bernardo do Campo (SP). Às 20h30, o Telemig Celular/Minas (MG) jogará com a UCS/Colombo (RS), no ginásio Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte, com transmissão do canal Sportv.

Na Superliga feminina, apenas dois times continuam invictos após as sete primeiras rodadas e têm 12 pontos em seis jogos. O líder é o Finasa/Osasco (SP), que supera o Rexona-Ades (RJ) apenas no set average (divisão dos sets vencidos pelos sets perdidos): perdeu apenas um, contra dois do time carioca. Em terceiro, com o mesmo número de pontos, mas com duas derrotas em sete jogos, está o MRV/Minas (MG). Em quarto aparece o Brasil Telecom (DF), com 10 pontos (quatro vitórias em seis jogos). Duas equipes estão empatadas com oito pontos. O Oi Campos (RJ) é o quinto (duas vitórias em seis jogos) e o Macaé Sports (RJ), o sexto (uma vitória em sete jogos). Em sétimo está o Pinheiros/Blue Life (SP), com sete pontos. Em oitavo, o São Caetano/Detur (SP), com seis pontos em cinco jogos. O time de São Paulo tem a mesma pontuação do Sesi Esporte-MG, que está em nono, com um jogo a mais.

Nas estatísticas por equipes, o equilíbrio vem marcando a Superliga feminina. Apenas o Rexona-Ades aparece no topo da lista de dois fundamentos: ataque (31,08% de aproveitamento) e levantamento (33,23%). No bloqueio, a liderança é do São Caetano/Detur, com 24,43%. No saque, o melhor aproveitamento é do Pinheiros/Blue Life, com 7,77%. O líder Finasa/Osasco ficou em primeiro também na defesa, com 55,91%. Na recepção, o time mais bem colocado é o Brasil Telecom, com 57,95%.

Na lista das três maiores pontuadoras, atletas de equipes diferentes. Na liderança, Bia, do Finasa/Osasco (105 pontos – 98 de ataque, cinco de bloqueio e dois de saque); seguida por Soninha, do MRV/Minas (96 – 87 de ataque, sete de bloqueio e dois de saque); e por Fabiana, do Rexona-Ades (87 – 67 de ataque, 19 de bloqueio e um de saque).

O Brasil Telecom tem atletas liderando três fundamentos nas estatísticas individuais: bloqueio (Thaís Barbosa, com 31,25% de aproveitamento), saque (Juciely, com 13,21%) e recepção (Flavinha, com 63,46%). Bia, do Finasa/Osasco, é a atacante com melhor aproveitamento: 32,14%. O time paulista também lidera o ranking individual da defesa, com Valeskinha (61,29% de aproveitamento). O Rexona-Ades tem a levantadora mais eficiente até agora: Fernanda Venturini, com 40,63%.

Equilíbrio foi o que não faltou no ano de 2004 na Superliga masculina. Depois de sete rodadas, nenhuma equipe continua invicta. Na liderança, está a On Line, com 13 pontos - seis vitórias e uma derrota. Em segundo lugar aparece a Ulbra, com 12 pontos (cinco vitórias e duas derrotas).

Em terceiro lugar, com um jogo a menos, está o Telemig Celular/Minas, com cinco vitórias e uma derrota, totalizando 11 pontos. Em seguida, está o Bento/Union Pack (RS), com o mesmo número de pontos, mas com um set average menor. O Banespa/Mastercard é o quinto colocado (10 pontos), seguido pela UCS/Colombo, com o mesmo número de pontos, mas uma partida a mais. A atual campeã da Superliga, a Unisul/Cimed é a sétima colocada. Em oitavo, está o Wizard/Suzano. O Shopping ABC/São Caetano é o nono. Em 10º, está a Intelbras/São José, seguida pelo Clube Náutico Araraquara.

As estatísticas por equipes também mostram o equilíbrio da competição. Cinco times lideram os seis fundamentos. No ataque o Telemig Celular/Minas é o primeiro colocado, com 38,33% de aproveitamento. No bloqueio, a líder é a On Line, com 24,75%. A Unisul/Cimed está na ponta no saque (9,13%) e no levantamento (28,14%). Na defesa, o Banespa/Mastercard é o primeiro colocado, com 14,96% de eficiência. Já o Shopping ABC/São Caetano é o líder da recepção (58,09%).

Após 35 partidas, o maior pontuador da competição é o oposto campeão olímpico André Nascimento, do Wizard/Suzano. O atacante tem 118 pontos marcados – 98 de ataque, nove de bloqueio e 11 de saque. Na segunda colocação, está Ashlei Nemer, da UCS/Colombo, com 114 acertos (94 no ataque, oito no bloqueio e 12 no saque). Na terceira colocação aparece Bob, da Intelbras/São José, com 107 pontos – 92 de ataque, oito de bloqueio e sete de saque.

Individualmente, a Unisul/Cimed é a única que tem dois jogadores liderando os rankings por fundamentos. No saque, o atacante João Paulo lidera com 17,19% de eficiência e, no levantamento, Marcelinho é o primeiro colocado, com 34,08%. No ataque, o ponteiro Roberto Minuzzi, do Telemig Celular/Minas, é o mais eficiente, com 54,69%. O meio-de-rede Riad Ribeiro, da On Line, é líder no bloqueio (31,88%). Na defesa, Rivaldo, do Banespa/Mastercard, está na ponta (32,56%). Na recepção, Leonardo Miranda, do Shopping ABC/São Caetano, aparece em primeiro com 63,07%.

Fonte: CBV

Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI