FPV - Federação Paulista de VolleyBall

FINASA RECEBE BRASIL TELECOM NA ABERTURA DA SUPERLIGA

26/11/2004


A Superliga feminina de vôlei 04/05 vai entrar em cena a partir deste domingo(28.11). E o primeiro jogo dos 72 da fase classificatória será em Osasco (SP), onde o atual campeão, o Finasa/Osasco (SP) começará a caminhada rumo a mais um título. Do outro lado, estará o Brasil Telecom (DF). O duelo promete esquentar o ginásio José Liberatti, a partir das 12h, e será transmitido ao vivo pela Rede TV e pelo canal Sportv.

O Finasa/Osasco, dirigido pelo técnico da seleção feminina nos Jogos Olímpicos de Atenas e campeão olímpico com a seleção masculina em Barcelona/92, José Roberto Guimarães, mudou pouco o elenco para esta temporada. A maior perda foi a saída de Fernanda Venturini, levantadora da seleção brasileira feminina em Atenas, que se transferiu para o Rexona-Ades (RJ). Para o seu lugar, chegou Gisele, também com passagem pela seleção brasileira. Outro reforço foi a líbero Arlene, que retornou ao clube depois de uma passagem pelo MRV/Minas. No entanto, o time paulista manteve no elenco nomes como a ponteira Mari, a oposto Bia e a meia-de-rede Valeskinha, destaques da seleção brasileira no Grand Prix e nas Olimpíadas de Atenas, e a ponteira Paula, que participou da seleção brasileira, mas ficou de fora dos Jogos da Grécia por causa de uma contusão no joelho.

Já o Brasil Telecom formou uma equipe nova. Depois de participar da última Superliga associado à Força Olímpica, o patrocinador formou um time próprio e trouxe novos nomes, como o técnico William Carvalho, medalha de prata como levantador nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 84, a levantadora Estela, a ponteira Denise Theodoro e a oposto Daniela Berto.

Consciente da responsabilidade de ser o atual campeão, o técnico José Roberto Guimarães sabe que o primeiro jogo não será fácil. “Nosso primeiro objetivo é chegar novamente à final. Mas teremos uma fase classificatória difícil. Este confronto contra o Brasil Telecom, como toda estréia, será nervoso. O time de Brasília jogou o Campeonato Carioca e fez uma boa participação. É uma equipe que tem jogadoras de bom nível técnico, como a Estela, a Denise, a Viviane e a Ana Paula”, avalia Zé Roberto.

Para o treinador, a equipe precisa estrear na competição com o pé direito. “Queremos começar o campeonato com uma vitória em casa. Para isso, temos de manter a dinâmica de jogo e manter um padrão tático bem definido. Além disso, sabemos que temos uma responsabilidade grande por sermos os atuais campeões”, diz Zé.

E, para começar com vitória, Zé Roberto já está de olho no primeiro adversário. “É um time que tem duas levantadoras, a Estela e a Camila, velozes. Além disso, tem um bom contra-ataque, principalmente pelas extremidades. E quando a Daniela Berto está em quadra, o volume de jogo na defesa aumenta ainda mais. Essa possibilidade que o William tem de mudar o estilo da equipe durante o jogo poderá ser uma complicação a mais para nós”, observa.

Do lado do Brasil Telecom, o técnico William Carvalho está motivado com o novo projeto que abraçou nesta temporada. “Estou adorando. Estamos trabalhando com a equipe há quatro meses. Apesar de algum tempo treinando, não temos ritmo de jogo, já que só fizemos oito partidas oficiais até agora, quatro pelo Campeonato Carioca e quatro amistosos”, conta o treinador.

William acredita no potencial da equipe. “Temos um time que mescla experiência com juventude. Ainda nos falta uma ponteira de força. Assim, vamos jogar com habilidade na defesa e no contra-ataque. Se não temos um bloqueio forte, temos de suprir isto com um bom volume de jogo. Além de muita determinação e vontade”, observa.

Para William, a partida de estréia será um desafio. “Vai ser difícil. Mesmo assim, temos de jogar de forma tranqüila e ir com tudo para cima do Finasa/Osasco, um dos favoritos ao título. Estréia sempre envolve uma tensão, ainda mais numa equipe jovem como a nossa. O Finasa/Osasco, apesar da saída da Fernanda, tem a mesma base do ano passado. Mesmo o time ainda não estando tão bem entrosado com a Gisele (levantadora), tem mais entrosamento do que a nossa equipe, que foi montada para esta temporada”, avalia.

Este será o jogo de estréia da primeira rodada. Na terça-feira (30.11), o Oi Campos (RJ) terá pela frente o Pinheiros/Blue Life (SP), às 20h30, no ginásio Valdir Pereira, em Campos (RJ), com transmissão do canal Sportv. Os outros dois confrontos que completarão a rodada acontecerão na quarta-feira (01.12): Sesi Esporte - MG x MRV/Minas, às 19h, no ginásio do Sesi, em Uberlândia (MG) e Rexona Ades x Macaé Sports, às 20h30, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do canal Sportv.

Fonte: CBV

Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI