FPV - Federação Paulista de VolleyBall

RIVA LIDERA ESTATÍSTICAS INDIVIDUAIS DO BANESPA/MASTERCARD

05/11/2004


O oposto Rodrigo do Nascimento, o Riva, está liderando com vantagem uma disputa paralela na equipe de vôlei do Banespa / MasterCard / São Bernardo. Desde o primeiro jogo da temporada, a comissão técnica contabiliza o rendimento de cada atleta por meio de estatísticas individuais – nas quais um acerto vale um ponto, mas é neutralizado por um erro. O saldo do atacante é de 104 pontos: 166 acertos e 62 erros. O segundo colocado é o central Alberto, que soma 75 pontos. O Banespa / MasterCard / São Bernardo está na final do Campeonato Paulista da Divisão Especial e inicia a luta pela hexacampeonato estadual nesta terça-feira (9), contra o Wizard / Suzano.

“As estatísticas são importantíssimas para que a gente busque o aperfeiçoamento. Os números mostram exatamente quais fundamentos temos que trabalhar melhor”, disse Riva. Pela qualidade do plantel, ele está satisfeito por estar na liderança. “Todo mundo está muito bem e isto me traz mais motivação para continuar ajudando o grupo.” O oposto totalizou 109 acertos de ataque (contra 40 erros), 17 de bloqueio (contra 2) e 39 de contra-ataque (contra 14). O único fundamento negativo é o saque (um acerto contra seis erros).

Vale lembrar que levam vantagem no ranking os jogadores que pontuam, o que não é o caso do líbero e dos levantadores. Os outros titulares estão com saldos bem próximos: o ponta Filipe tem 63; o central Michael, 57; e o ponta Ricardo Serafim, que costuma forçar bastante o saque, 50. O capitão Nalbert, que disputou apenas quatro jogos, tem 11 pontos. Mauro Grasso, técnico do Banespa/MasterCard/São Bernardo, também considera importante esta ferramenta.

“A estatística individual mostra o que está errado para planejarmos os treinamentos de forma individualizada”, concluiu o treinador, lembrando que os números são contabilizados por Roberta Giglio (estatística), Fábio Correia (preparador físico) e Roberley Leonaldo, o Rubinho (assistente técnico).

Fonte: Photo&Grafia Comunicação

Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI