FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Cia do Terno e Pinheiros fazem o primeiro jogo de 2009

08/01/2009

 

 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro – Depois de um recesso de 18 dias, a Superliga Feminina de vôlei 08/09 recomeçará nesta sexta-feira (09.01) com a abertura do terceiro turno da fase classificatória. A equipe do Mackenzie/Cia. do Terno (MG) receberá o Pinheiros/Mackenzie (SP), às 20h30, no ginásio do Mackenzie E.C., em Belo Horizonte. A partida será transmitida ao vivo pelo canal Sportv.

 

A rodada terá prosseguimento na segunda-feira (12.01), quando o São Caetano/Blausiegel (SP) receberá a Medley/Banespa (SP), às 20h30, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP), com transmissão do canal Sportv. Na QUARTA (14.01), serão realizados dois jogos. No Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, o Rexona-Ades (RJ) jogará com o Praia Clube/Futel (MG), às 19 horas. No Recife, o Sport/Maurício de Nassau (PE) terá como adversário o Brasil Telecom (SC), às 19h30 local (20h30 horário de Brasília), no ginásio Marcelino Lopes.

 

A primeira rodada do terceiro turno será completada com mais duas partidas. No ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP), o Vôlei Futuro (SP) receberá o Minas Tênis Clube (MG), a partir das 20 horas. No mesmo horário, na cidade catarinense de Pomerode, a Cativa/Pomerode terá o Finasa/Osasco como adversário no ginásio ACAEN.

 

Mackenzie/Cia. do Terno e Pinheiros/Mackenzie se enfrentaram nesta Superliga 08/09 na primeira rodada do segundo turno, em São Paulo. O time paulista venceu por 3 sets a 1. Na classificação geral, o Pinheiros/Mackenzie ocupa o terceiro lugar, com oito vitórias e três derrotas. Já o Mackenzie/Cia do Terno está na oitava colocação, com cinco vitórias e seis derrotas.

 

A delegação do Pinheiros/Mackenzie treinará na manhã desta quinta (08.01), em São Paulo, e à tarde seguirá para a capital mineira. Atrás apenas do Rexona-Ades e do Finasa/Osasco, a equipe paulista vem mostrando um bom rendimento na competição. O time perdeu apenas um jogo no segundo turn para o Rexona-Ades.

 

“Conseguimos incomodar um pouco os times grandes após um início irregular. A equipe melhorou, e vamos ver se vai continuar assim após essa paralisação de fim-de-ano. Espero que a gente continue incomodando os grandes”, ressalta o técnico do Pinheiros/Mackenzie.

 

Nas estatísticas da competição, o Pinheiros/Mackenzie tem duas jogadoras entre as dez maiores pontuadoras: Tandara, em quarto lugar, com 164 acertos, e Fernanda Garay, em quinto, com 160 pontos. Pelo time mineiro, a principal pontuadora é a ponteira Mariana, que marcou 144 vezes e ocupa a nona posição.

 

Fernanda Garay também se destaca no ataque. A ponteira do Pinheiros/Mackenzie está na quarta posição neste fundamento, com 25,65% de aproveitamento. Na recepção, Fernanda também ocupa o oitavo lugar (43,38%).

 

Ainda no time paulista, Ligia está na oitava colocação no saque, com 8,33% de aproveitamento. Na defesa, Thaís aparece em oitavo lugar, com 43,84% de eficiência.

 

A meio-de-rede Flávia, do Mackenzie/Cia do Terno, é a principal bloqueadora da Superliga. Ela ocupa a primeira colocação nas estatísticas (29,20%), enquanto sua companheira de equipe, Mariana, está na terceira posição (27,27%). Depois de quatro anos jogando no Pinheiros, Flávia enfrentará sua ex-equipe pela segunda vez neste Superliga.

 

“É uma situação diferente, principalmente por ter jogado mais de uma temporada no Pinheiros. Mas o primeiro confronto passou, e já estou incorporada ao Mackenzie”, afirma a jogadora de 29 anos.

 

Segundo Flávia, a derrota do Mackenzie/Cia do Terno para o Pinheiros/Mackenzie no segundo turno aconteceu em um outro momento da sua equipe.

 

“Não estávamos tão preparadas como agora. Estamos treinando em função do Pinheiros, e recordando as falhas que mostramos na outra partida para tentarmos não cometer os mesmos erros”, diz Flávia, que voltou a jogar no meio-de-rede nesta temporada. No ano passado, ela atuou como ponteira. “Já estava com saudades”, brinca. Sempre pronta a ajudar o seu time, Flávia já atuou como líbero, e na última temporada da Superliga, chegou a ser levantadora do Pinheiros por alguns minutos, enquanto a titular Dani Fagundes, atualmente no Minas Tênis Clube, recebia novas orientações do treinador.

 

No levantamento, equilíbrio entre as duas equipes. Fabiana Berto, do time paulista, está na sexta colocação (23,25%), enquanto Ana Maria, do elenco mineiro, ocupa a sétima posição (23,04%).

 

Por equipes, o saque é o melhor fundamento do Pinheiros/Mackenzie. O time aparece em segundo lugar (5,98% de aproveitamento) nas estatísticas, em quinto na defesa (35,80%), ataque (23,34%), e recepção (42,14%), sétimo no levantamento (18,10%), e na nona colocação no bloqueio (16,91%).

 

Já o Mackenzie/Cia do Terno aparece em quarto lugar no bloqueio (19,62%) e na recepção (42,74%). O time mineiro está na sexta posição no ataque (19,75%) e no levantamento (18,16%), em oitavo na defesa (29,75%), e na 12ª colocação no saque (5,00%).

 

Equipes

 

Mackenzie/CIA do Terno – O time deve começar com Ana Maria, Bia, Mariana, Fê Soares, Mayhara e Flávia. Líbero – Tássia.

 

Técnico – Sérgio Vera

 

Pinheiros/Mackenzie – No último confronto, o técnico Paulo Coco começou com a seguinte equipe: Fabiana Berto, Tandara, Thaís, Fernanda Garay, Danielle e Lígia. Líbero – Arlene.

 

Técnico – Paulo Coco

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI