FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Ulbra/Suzano e Telemig/Minas decidem segundo torneio

25/01/2008


Rio de Janeiro – Vencedores dos grupos A e B do segundo torneio da Superliga masculina de vôlei 07/08 respectivamente, Telemig Celular/Minas (MG) e Ulbra/UPtime/Suzano (RS) decidem, neste sábado (26.01), qual equipe será a campeã da segunda das quatro etapas da competição. Além do título do segundo torneio, a equipe vencedora somará também dois pontos na tabela de classificação geral da Superliga 07/08 – a perdedora acrescentará um ponto. A partida decisiva será realizada às 10h, no ginásio Tesourinha, em Porto Alegre, e será transmitida ao vivo pela TV Globo. A entrada é gratuita.

O confronto entre Ulbra/UPtime/Suzano e Telemig Celular/Minas, duas das equipes mais tradicionais do voleibol brasileiro, é recheado de fatos históricos. O time mineiro disputa a Superliga desde a edição 94/95, a primeira das 14 da história da competição, enquanto a equipe gaúcha estreou na temporada 96/97, e desde então marca presença em todas as Superligas.

Atual campeão da Superliga masculina, o Telemig Celular/Minas é o maior vencedor da história da competição com quatro títulos e foi a única equipe a levantar o troféu em três edições consecutivas: 99/00, 00/01 e 01/02. O time mineiro disputou as três últimas finais da competição. A Ulbra/UPtime/Suzano é tricampeã da Superliga (97/98, 98/99 e 02/03) e chegou à decisão também em 03/04. Nas últimas dez temporadas, pelo menos uma das duas equipes alcançou a final da competição.

Ulbra/UPtime/Suzano e Telemig Celular/Minas disputaram o título apenas uma vez, em 00/01, quando o time de Belo Horizonte levou a melhor. Na temporada 06/07, as equipes se enfrentaram nas semifinais e a equipe mineira fechou a série melhor de cinco partidas em 3 a 0. Na única partida entre as equipes na atual edição da competição, a Ulbra/UPtime/Suzano superou o Telemig Celular/Minas por 3 sets a 1 e deu fim a uma série de 12 partidas sem derrotas do time mineiro.

A Ulbra/UPtime/Suzano chega à decisão com uma invencibilidade de 13 partidas. A única derrota sofrida pela equipe gaúcha na Superliga 07/08 foi em sua estréia na competição, na segunda rodada do primeiro torneio, diante da Cimed (SC). O time de Canoas ocupa a terceira colocação na classificação geral da competição.

Campeão do primeiro torneio da Superliga masculina 07/08, o Telemig Celular/Minas acumula 13 vitórias e duas derrotas na competição. No segundo torneio, o time mineiro foi superado por Cimed e Ulbra/UPtime/Suzano. A equipe de Belo Horizonte é a primeira colocada na classificação geral.

Para o técnico Percy Oncken, da Ulbra/UPtime/Suzano, o segredo do sucesso da equipe gaúcha está em sua formação. O treinador acredita que a qualidade e a versatilidade do plantel dão ao time a condição de revezar os atletas na quadra durante as partidas.

“Quando formamos a equipe, procuramos jogadores de qualidade e com capacidade de decisão. Nos propusemos a formar um plantel com condições de conquistar todos os títulos que disputássemos. Até agora, conseguimos. Fomos campeões paulistas, gaúchos e dos Jogos Abertos do Interior. A Superliga é nosso maior desafio. Temos muitas opções em nosso grupo de jogadores e isso faz diferença durante o jogo. Em algumas partidas, usei alguns jogadores em outras posições para aumentar ainda mais o número de opções. Nosso elenco conta com jogadores experientes, que já venceram a Superliga, o que ajuda nos momentos decisivos. A cada vitória, a pressão sobre nós aumenta, mas estamos preparados para lidar com isso”, diz o técnico da equipe gaúcha, que analisa o rival da decisã

“O Telemig Celular/Minas é uma equipe que ainda tem muito a crescer na Superliga, e isso certamente vai acontecer. Eles venceram o primeiro torneio com uma campanha brilhante e uma atuação de gala na decisão. Historicamente, é uma equipe muito difícil de ser batida. Um jogo entre Telemig Celular/Minas e Ulbra/UPtime/Suzano nunca terá um favorito”.

O meio-de-rede Douglas, também do time gaúcho, destaca a importância de somar mais pontos na classificação geral da competição, tendo em vista a colocação final das equipes para a disputa da fase decisiva.

“Uma vitória nesta partida é muito importante. O time que terminar a fase classificatória na primeira colocação terá o direito de decidir a vaga em todas as fases seguintes em seu Estado. Numa competição equilibrada como a Superliga, esta não é uma vantagem de se jogar fora. Estamos tendo a oportunidade de jogar uma partida a mais do que as outras equipes e vamos aproveitá-la para que possamos obter vantagens mais à frente”, avalia o central, de 29 anos e 1,97m.

No lado do Telemig Celular/Minas, o técnico Mauro Grasso afirma que a equipe precisa melhorar, especialmente, em um fundamento. “Na vitória sobre a Tigre/Unisul/Joinville (na última quinta-feira, por 3 sets a 1), pecamos um pouco no saque. Para esse próximo duelo, contra a Ulbra/UPtime/Suzano, precisamos treinar mais esse fundamento e corrigir os nossos erros”, diz.

O meio-de-rede Alberto, do time mineiro, comenta a expectativa para o duelo. “Não jogamos tão bem nesse segundo torneio e tropeçamos, inclusive, na própria Ulbra/UPtime/Suzano. Ao lado da Cimed e do Telemig Celular/Minas, a equipe de Canoas é favorita ao título da Superliga. Jogaremos na casa do adversário e sabemos das dificuldades que encontraremos na partida. Mas estudamos e conhecemos muito bem a Ulbra/UPtime/Suzano e temos de sacar bem para tirar a primeira bola deles. Além disso, o nosso time precisa melhorar no bloqueio”, afirma o central, de 26 anos e 2,00m.

EQUIPES

ULBRA/UPTIME/SUZANO – Vinhedo, Anderson (Xanxa), Bob, Filipe, Douglas e Silêncio. Líbero – Jeffe. Técnico – Percy Oncken.

TELEMIG CELULAR/MINAS – Rafa, Rivaldo, Ezinho, Mauricio, Alberto e Jardel. Líbero – Serginho.Técnico – Mauro Grasso.

Fonte: CBV

Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI