FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Brasil vence a China e é hexacampeão mundial

27/07/2007


Nakhon Ratchasima (Tailândia) – A Seleção Brasileira juvenil feminina de vôlei conquistou o hexacampeonato mundial (1987, 89, 2001, 03, 05 e 07), nesta sexta-feira (27.07), no The Mall Convention Center, em Nakhon Ratchasima, na Tailândia. A vitória na decisão sobre a China, por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 24/26, 26/24 e 25/15, em 1h46m de jogo, teve como destaque os 34 pontos de Natália, que ganhou os prêmios de melhor jogadora e atacante, além de maior pontuadora da competição. Enquanto o grupo comandado por Luizomar de Moura imortaliza a sua história de conquistas no final feliz de um ciclo de quatro anos, as jogadoras dessa geração de ouro fazem crescer a esperança de que o Brasil continuará sendo vitorioso no voleibol por muitos anos.

Além de Natália, outras duas brasileiras ganharam prêmios: a meio-de-rede Camila Monteiro recebeu o prêmio de melhor bloqueio do Campeonato Mundial Juvenil e a jogadora Camila Brait foi eleita a melhor líbero. Após o jogo, o treinador Luizomar de Moura festejou bastante com as jogadoras e os demais integrantes da comissão técnica o quarto título em quatro anos: dois mundiais (infanto-juvenil em 2005 e juvenil neste ano) e dois sul-americanos (infanto-juvenil em 2004 e juvenil na temporada passada). Segundo ele, a partida contra a China foi digna de uma final.

“Nossa equipe entrou ansiosa e com pressa de ser campeã. Tivemos de colocar cada uma das nossas jogadoras no ritmo certo. Afinal, do outro lado estava um time muito técnico. Essa ansiedade refletiu nos números, tanto que demos 30 pontos em erros nossos, enquanto a China cometeu 18 erros. Durante a competição, tínhamos uma média de quatro erros por set”.

Luizomar de Moura elogiou a maturidade das jogadoras. “O Brasil entrou como favorito ao título, principalmente pelos resultados recentes. Mas a equipe é madura e soube lidar com isso. E mais: conta com a Natália, uma jogadora que vive um momento especial. Ela teve um aprendizado muito grande durante a última Superliga, na qual disputou em alto nível os cinco jogos finais entre Finasa/Osasco x Rexona-Ades. Contra a China, que adotou uma estratégia para tentar neutralizar os seus ataques, Natália conseguiu fazer 34 pontos”, diz o treinador, que dedicou a conquista ao seu filho Luiz Henrique, de 9 anos:

“Meu filho acompanhou todos os jogos pela internet, ficando acordado de madrugada. Ele não teve a minha presença nessas férias escolares, já que estive à frente da Seleção Brasileira. Dedico esse título ao Luiz Henrique”.

A capitã e levantadora Betina faz parte do grupo desde a sua formação, em 2004, quando foi realizada uma peneira nacional no Centro de Desenvolvimento do Voleibol – Saquarema – RJ (CDV-S). Depois de fechar o ciclo com o título mundial juvenil, a jogadora desabafa:

“Quando comecei a jogar pela Seleção, aos poucos, fui imaginando que a gente poderia alcançar esses títulos todos nas categorias de base. Esse grupo transmite uma força que, para mim, será inesquecível”.

Sobre a partida contra as chinesas, Betina reconheceu que foi a mais difícil da competição. “Foi complicada e tensa. A China pôs pressão, mas nosso time tem como característica não desistir nunca. Acredito que, além da união, prevaleceram a defesa e o contra-ataque”, diz.

BRASIL – Betina, Tandara, Silvana, Natália, Camila Monteiro e Malu. Líbero : Camila Brait. Entraram: Ingrid e Amanda.Técnico : Luizomar de Moura.

CHINA – Shen, Hui, Yin, Zhao, Yan e Yang. Líbero : Wang. Entraram: Fan, Xi e Huo.Técnico : Cai Bin.

Fonte: CBV

Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI