FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Pinheiros/Blue Life e Finasa se enfrentam pela Superliga

17/02/2006


São Paulo (SP) - Um clássico paulista agitará a Superliga feminina de vôlei 05/06. Uma partida que reeditará a final do Campeonato Paulista deste ano. De um lado, o tricampeão da Superliga, o Finasa/Osasco (SP). Do outro, o Pinheiros/Blue Life (SP). O jogo, válido pela sexta rodada da segunda fase classificatória, será disputado às 11h, deste sábado (18.02).
O confronto será especial para uma jogadora. Bia, oposto carioca do Finasa/Osasco, será homenageada com uma placa pela Unidade de Competições Nacionais (UCN) da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O motivo? É a maior pontuadora da história da competição. Depois da partida do último final de semana entre São Caetano/Mon Bijou x Finasa/Osasco, Bia chegou à marca de 2.597 pontos e superou Virna, que a partir desta temporada passou a jogar no vôlei de praia e que tinha 2.591 acertos na Superliga. Após a quinta rodada da segunda fase classificatória, Bia soma 2.625 acertos na história da Superliga. O gerente da UCN, Renato D’Avila, irá a São Paulo entregar uma placa para a jogadora.

Bia foi a maior pontuadora da última rodada, com 28 pontos. A jogadora também se destaca no ataque e lidera este ranking das estatísticas da competição, com 35,99% de eficiência. Entre as maiores pontuadoras, Bia é a segunda colocada, com 207 acertos (180 de ataque, 22 de bloqueio e seis de saque. Ela está somente atrás da oposto do Fiat/Minas, Joycinha, que já marcou 223 pontos.

E para esta partida, Bia está consciente de que terá dificuldades para ampliar este número de pontos. “É preciso ter muita paciência para jogar contra o Pinheiros/Blue Life. É uma equipe com muito volume de jogo, principalmente na defesa. É difícil atacarmos e a bola cair no chão direto. Por isso, jogar contra este adversário é sempre muito complicado. Além disso, elas jogarão sem responsabilidade, tanto que no Paulista foi o time que mais trabalho nos deu. É uma equipe certinha”, avalia a jogadora.

E por falar em Campeonato Paulista, este confronto relembrará as finais daquela competição. Nos jogos decisivos, o Finasa/Osasco venceu os três e ficou com a taça do campeonato.

Superada a primeira fase classificatória e mais da metade da segunda fase, Bia lembra em que fundamento o Finasa/Osasco mais evoluiu. “Nosso saque cresceu bastante. O Paulinho (Paulo Coco, treinador) nos pediu para sacarmos mais forte, saltando mais do chão. Eu, por exemplo, estou sacando viagem algumas vezes, coisa que nunca fiz. Isso foi bom para o time”, diz Bia.

A prova disso é que o Finasa/Osasco ocupa a terceira posição neste ranking nas estatísticas, com 4,79% de aproveitamento. “Contra o Pinheiros/Blue Life, teremos que usar esta força do saque para tirarmos a velocidade das meios-de-rede adversárias, que são excelentes”, completa Bia.

Na primeira fase classificatória, as equipes se enfrentaram em uma partida bastante disputada. No final o Finasa/Osasco, de virada, venceu por 3 sets a 1, parciais de 24/26, 25/22, 25/22 e 26/24. A meio-de-rede Valeskinha foi o destaque da partida e recebeu o Troféu VivaVôlei, como melhor jogadora.

Baseado nesta partida equilibrada, o técnico do Pinheiros/Blue Life, Cláudio Pinheiro, prepara a sua equipe para o segundo jogo. “Foi uma grande partida. Os sets foram disputados e os placares, bem altos. Para este segundo confronto, o Finasa/Osasco continua favorito, pelo ótimo plantel que tem, com jogadoras excelentes e muitas com passagem pela seleção brasileira”, alerta Cláudio Pinheiro.

Mas o treinador lembra de um fato que poderá ajudar o time do Pinheiros/Blue Life: a torcida. “Precisaremos ter atitude. Aliás muita atitude. Teremos de jogar muito bem tática e tecnicamente. Além disso, vamos jogar em casa e sempre que estamos diante da nossa torcida jogamos melhor”, diz Cláudio, lembrando que o destaque do time adversário é o conjunto. “É um grupo com um excelente treinador, o Paulo Coco, e o todo prevalece sobre o individual, por mais que a equipe tenha várias atletas excelentes.”, completa o treinador.

Sobre um dos destaques do Finasa/Osasco, a recordista e ponteira Bia, Cláudio é só elogios. “A Bia não é somente um dos destaques desta Superliga. Já vem se destacando há vários anos. É uma das atacantes mais fortes do Brasil e vem evoluindo a cada ano. Ela ganha experiência e melhora o seu jogo com isso. Mas é bom lembrar que ela não se destaca sozinha. O Finasa/Osasco tem boas jogadoras que colaboram muito para ela sobressair”, diz o treinador.

EQUIPES

PINHEIROS/BLUE LIFE - O técnico Cláudio Pinheiro ainda não definiu a equipe, mas, na última partida, começou com a seguinte formação: Dani Lins, Vanessa, Juliana, Patrícia Cocco, Andréia e Edna.

FINASA/OSASCO - O técnico Paulo Coco não definiu a equipe, mas no último jogo começou com Carol, Bia, Monique Adams, Mari, Valeskinha e Carol Gattaz. Líbero: Arlene.

Fonte: CBV

Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI