FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Confronto de pontuadores no jogo entre Banespa e Ulbra

10/02/2006


São Paulo - Os sets das partidas de vôlei, normalmente, terminam quando uma equipe chega aos 25 pontos. Mas se dependesse de dois jogadores em especial, os sets não teriam uma pontuação exata ou hora para se encerrar. Os opostos Xanxa, da Ulbra/Ferraz/SPFC (RS), e Leandrão, do Banespa/São Bernardo (SP), são os maiores pontuadores da Superliga masculina 05/06. O primeiro tem 303 pontos (258 de ataque, 30 de bloqueio e 15 de saque), enquanto o segundo já marcou 282 (244 de ataque, 26 de bloqueio e 12 de saque).

O encontro entre esses dois craques do voleibol brasileiro se dará neste sábado (11.02), às 19h, no ginásio do Morumbi, em São Paulo, em jogo válido pela sexta rodada da segunda fase classificatória. O gaúcho Xanxa, 27 anos, está no topo desta lista desde a segunda rodada da primeira fase classificatória. “É uma conseqüência por eu estar conseguindo atuar em todos os jogos. Sempre tive facilidade em atacar, desde as categorias de base”, diz Xanxa.

O jogador, que já defendeu a seleção brasileira adulta em competições como a Liga Mundial, em 98, e a Copa dos Campeões, em 2001, tenta explicar de uma outra forma sua boa fase. “As equipes têm sempre aqueles jogadores mais utilizados, mais acionados, que acabam pontuando mais do que os outros. O Sidão, da Cimed, por exemplo, tem aparecido muito bem, principalmente no bloqueio, fundamento no qual tem feito muitos pontos”, comenta.

Mas enganam-se aqueles que pensam que o principal objetivo de Xanxa é o de ser o maior pontuador da Superliga. “A primeira meta é pensar sempre no conjunto. Até porque é do coletivo que saem essas classificações individuais. E manter a regularidade nos fundamentos é o principal”, garante Xanxa, que foi duas vezes vice-campeão da Superliga pela Ulbra, nas temporadas 00/01 e 03/04.

Já o paulista Leandrão, 22 anos, admite viver o melhor momento da sua ainda curta carreira. “Acho que estou na minha melhor fase. Não joguei tanto pelo Bento/Union Pack na última Superliga. Só agora estou conseguindo ganhar mais experiência de jogo e, com isso, a confiança aumenta cada vez mais”, afirma Leandrão, que tem em seu currículo o título mundial infanto-juvenil, conquistado em 2001.

Sobre o duelo particular com Xanxa, um dos grandes atrativos da partida, Leandrão lembra que aprendeu muito com ele nos tempos em que atuaram juntos. “O Xanxa é um ótimo jogador. Aprendi muito com ele quando jogamos juntos na Ulbra, na Superliga 03/04. Ele serviu de espelho para mim. Eu era banco dele, que sempre me dava uns toques sobre como e onde atacar”, recorda Leandrão, emendando que precisa se aperfeiçoar na defesa.

No jogo entre as equipes pela primeira fase classificatória, em São Bernardo (SP), o Banespa/São Bernardo venceu a Ulbra/Ferraz/SPFC por 3 sets a 1. O líbero Polaco, da equipe paulista, foi eleito o melhor jogador da partida e recebeu o Troféu VivaVôlei.

OUTROS JOGOS - Nas demais partidas deste sábado, a Unisul/Nexxera (SC) recebe o Wizard/Campinas (SP), às 19h, no ginásio Forquilhão, em São José (SC). No mesmo horário, a UCS/Colombo (RS) enfrenta o Shopping ABC/Aramaçan (SP) no ginásio Poliesportivo, em Caxias do Sul (RS). Às 20h, a Cimed (SC) joga contra o Lupo/Náutico no ginásio Capoierão, em Florianópolis (SC). E dois jogos fecham a rodada às 20h30: On Line (RS) x São Caetano/Tamoyo (SP), no ginásio Celso Morbach, em São Leopoldo (RS), e Telemig Celular/Minas x Bento Vôlei, no ginásio Aciaria, em Ipatinga (MG).

EQUIPES

ULBRA/FERRAZ/SPFC - O técnico Roberto Tietz ainda não definiu a escalação. A equipe que disputou a última partida foi: Rafinha, Xanxa, Rafa, Bidegain, Tiago e Lucas. Líbero: Mário Jr.

BANESPA/SÃO BERNARDO - O técnico Mauro Grasso ainda não definiu a escalação. Ele começou a última partida com: Talmo, Leandrão, Piá, Ricardo Serafim, Alberto e Michael. Líbero: Polaco.

Fonte: CBV

Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI