11/05/2020

Javier Weber será o novo técnico do EMS Taubaté Funvic a partir da próxima temporada

Foto por: Divulgação

Com passagens vitoriosas pelo voleibol brasileiro como atleta e treinador, argentino retorna ao país e terá como principais focos a Superliga e o Sul-Americano

Fonte: Fonte: Ronaldo Casarin/Maxx Sports

Taubaté (SP) - O EMS Taubaté Funvic terá um novo comandante a partir da próxima temporada 2020/2021, que se inicia no segundo semestre. O novo treinador da equipe será o argentino Javier Weber, de 54 anos. Ele vai suceder Renan Dal Zotto, que esteve à frente da equipe desde fevereiro de 2019, quando assumiu o time e conquistou a Superliga masculina 2018/2019. Renan Dal Zotto deixa o comando do time em quadra, mas segue no EMS Taubaté Funvic, onde atuará no cargo de Diretor Técnico.

Javier Weber estava no comando do Bolivar Voley, da Argentina, clube que enfrentou o EMS Taubaté Funvic na última edição do Campeonato Sul-Americano de Clubes, disputado em fevereiro deste ano.

Sobre o que mais o motivou a aceitar a proposta de voltar ao Brasil para dirigir o EMS Taubaté Funvic, Javier Weber destacou a grandeza do projeto como um todo na cidade: “Conheço muito bem a estrutura do clube, as possibilidades que a cidade tem, a torcida envolvida, e as pessoas que tocam o projeto. Outro ponto que me fez aceitar esse convite para trabalhar aqui é que não se trata apenas de um time de voleibol competitivo, mas também de um projeto social que envolve a educação e abraça a cidade de diversas formas. Esse cenário positivo que envolve o Taubaté me animou muito e achei que era a melhor forma de retornar ao voleibol brasileiro. Me sinto feliz por estar assumindo um dos melhores times do Brasil e da América do Sul”, disse.

Apesar das dúvidas que a pandemia do Covid-19 impôs ao seguimento do calendário esportivo no Brasil e no mundo nos próximos meses, o técnico destaca que o planejamento é para que a equipe taubateana se mantenha como protagonista no país e no continente.

“O Taubaté foi o campeão nacional da temporada passada e melhor time desta temporada que recém foi encerrada, então a responsabilidade sobre nós é grande, mas muito prazerosa. Estou vindo de um time que tinha uma filosofia vencedora e de busca por sempre ser o primeiro. Aqui, chego num cenário bem parecido. O EMS Taubaté Funvic é um time montado para ser campeão de todas as competições que vamos disputar. E nós vamos em busca disso. Eu estou totalmente focado nisso, e sabendo que será uma temporada dura. Nossos adversários também estão em busca de se reforçar e montar equipes que consigam nos vencer. A Superliga brasileira é muito dura, mas a estrutura que nós temos e o time que está sendo montado é para buscar os títulos, da Superliga e do Sul-Americano, e disputar pela primeira vez o Mundial de Clubes. Time grande é isso, é feito para ganhar e a responsabilidade é grande”, completa Weber.

A escolha de Javier Weber como novo treinador foi muito bem avaliada por Renan: “Eu já havia trabalhado com ele, primeiro quando ele ainda era jogador, e depois como treinador, inclusive dando a ele a primeira chance na nova função no time em Florianópolis onde eu trabalhava. Tenho uma admiração muito grande pelo trabalho dele e pela pessoa que ele é, e com certeza tem tudo para fazer um grande trabalho aqui no EMS Taubaté Funvic”, comentou.

Currículo vitorioso

Quando ainda atuava como atleta, Javier Weber era levantador, e jogando no voleibol brasileiro obteve conquistas importantes. Como jogador, foi bicampeão da Superliga atuando pela extinta equipe da Ulbra-RS, nas temporadas 1997/1998 e 1998/1999. Ele também levantou a taça da principal competição nacional como técnico. Comandando a Unisul, de Santa Catarina, foi campeão na temporada 2003/2004.

Por seu país, Weber ganhou como atleta a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Seul 1988 e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata 1995. Disputou também as Olimpíadas de Sydney 2000, quando na ocasião a Argentina eliminou o Brasil nas quartas de final.

Já como técnico, Weber dirigiu a Argentina entre 2008 e 2013 e seus dois melhores resultados foram o quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e a medalha de bronze no Pan-Americano de Guadalajara 2011.

FICHA TÉCNICA

Carlos Javier Webber

Técnico

Idade: 54

Natural de Buenos Aires, Argentina

Último clube que comandou: Bolivar Voley (Argentina)