29/03/2007

Centésima medalha em etapas paulistas sairá em Santos


Santos (SP) - Pela 14ª temporada, em 17 anos de história da competição, São Paulo recebe o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Neste domingo, a 100ª medalha em areias paulistas será entregue em Santos, onde hoje, foi iniciada a quarta etapa de 2007, com a disputa do qualifying, na arena montada nas areias do Gonzaga. A entrada é gratuita (a doação de alimentos não perecíveis é voluntária).

Das 99 medalhas distribuídas até hoje na etapa paulista do Circuito Banco do Brasil, oito foram conquistadas pelo campeão olímpico Emanuel, vencedor sete vezes em São Paulo, e uma vez terceiro colocado. No ano passado, em Guarulhos, Emanuel e Ricardo (PR/BA) foram os vitoriosos. Em 2005, o título em areias paulistas – a etapa foi disputada em Campinas – ficou com os atuais campeões mundiais Márcio e Fábio Luiz (CE/ES).

No feminino, as mais vitoriosas em areias paulistas são Adriana Behar e Shelda (RJ/CE), vice-campeãs olímpicas em Sydney e em Atenas, e Sandra Pires (RJ), ouro em Atlanta e bronze em Sydney. Elas somam quatro títulos em São Paulo. Em 2005 e em 2006 – Campinas e Guarulhos – o título ficou com Larissa e Juliana (PA/CE), bicampeãs do Circuito Banco do Brasil e do Circuito Mundial. Todos estréiam amanhã, na arena do Gonzaga.

A estréia das principais duplas masculinas e femininas na etapa de Santos do Circuito Banco do Brasil acontecerá amanhã, a partir das 8 horas. A programação se estenderá até às 17 horas, recomeçando às 18h30, com os últimos quatro jogos da fase de classificação.

Nono colocado nos Jogos Olímpicos de Atenas, Benjamin (MS) estreará na etapa e na temporada. Recuperado de uma lesão na panturrilha, o jogador jogará pela primeira vez ao lado do amazonense Bruno.

“Fiquei seis semanas sem jogar, mas treinei normalmente desde segunda-feira. Já estava com saudades de entrar em quadra”, afirmou Benjamin. Mais duas duplas farão amanhã sua estréia: Pedro Solberg/Harley (RJ/DF) e Alison/Celso (ES/RO).

Hoje, após a realização de 48 partidas, foram definidas as 16 últimas duplas para o torneio principal – oito femininas e oito masculinas: Thati/Andréia Martins (PB/AM), Michelle Carvalho/Lili (RJ/ES), Andréa Teixeira/Mônica Monteiro (SP/RS), Camila/Paula Rocca (RJ/PE), Alexandra/Cida (RJ/SE), Naiana/Lu (CE/RJ), Bruna/Luana (PB/ES), Nina/Mirlena (RJ/AM), Pará/Jan (RJ/PA), Jorge/Renatão (PB), André/Zé Írio (AM/MS), Arthur/Raphael (PR), Adriano Fonseca/Georg (ES/PE), Carlão/Rodrigo (SP/RJ), Lipe/Beto Pita (CE/RJ) e Pezão/Richards (GO).

Paraibano Jorge lembra título em Santos

Em 2002, última vez que Santos recebeu uma etapa do Circuito Banco do Brasil, o paraibano Jorge foi o vencedor ao lado do campeão olímpico Ricardo (BA).

“Foi um momento importante para mim porque estava decidindo se iria continuar jogando, ou se iria parar. Um dia antes de disputar o qualifying, o Ricardo me convidou, já que o Loiola, parceiro dele na época, não poderia disputar a etapa. Foi minha prova de fogo, e, ali, conquistei meu primeiro título no Circuito Banco do Brasil.

Hoje, de volta a Santos, Jorge assegurou a primeira das oito vagas colocadas em jogo para o torneio principal em Santos ao lado do parceiro Renatão (PB). A classificação veio após as vitórias sobre Ronaldo/Cleyton (DF/TO) por 2 a 0 (18/9 e 18/11) e Juliano/Watson (ES) por 2 a 1 (18/13, 18/20 e 15/9).

“Não jogamos bem este qualifying. Mas já conversamos sobre isso, e amanhã é um outro dia”, disse Jorge. A dupla está aproveitando o Circuito Banco do Brasil para se preparar para o Circuito Mundial. O principal objetivo de Jorge e Renatão é garantir a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, pela Geórgia.

“Esta é a nossa meta e a do Cajá (técnico de Ricardo/Emanuel) e de toda nossa comissão técnica: colocar duas duplas nas Olimpíadas, independente do país que estará sendo representado. A qualidade técnica do Circuito Banco do Brasil é muito forte, e por isso, para nós, é muito importante estarmos aqui. Se a classificação para as Olimpíadas de Pequim fosse hoje, estaríamos de fora por duas posições. Mas a corrida começa agora e queremos jogar bem. Acho que temos grandes chances”, ressaltou Jorge.

Fonte: CBV